31.4 C
Picos

Variante Delta tem alto poder de transmissibilidade, alerta infectologista

#

Com mais de 100 casos da variante Delta do novo coronavírus confirmados no Brasil, autoridades de saúde reforçam o alerta para o alto poder de transmissibilidade, bem maior do que os das demais cepas identificadas até o momento. O médico infectologista, Kelson Veras, ressalta que essa realidade pode ter reflexos futuros no aumento do número de casos e de óbitos no Brasil.

“Ela [variante Delta] não é mais agressiva, porém, como ela se transmite com maior eficiência, pode causar mais casos. Quanto mais casos nós temos, mais doença grave e óbitos também teremos. Não é o vírus que é mais capaz de causar doença grave, é que ele, por ser capaz de infectar mais pessoas que as outras variantes, poderá, portanto, numericamente, aumentar os casos e óbitos”, explicou o médico infectologista.

Ainda de acordo com o especialista, em alguns países, mesmo com o avanço da vacinação, a variante Delta tem ocasionado um número maior de casos da Covid-19.

“No Reino Unido tínhamos uma variante que era mais transmissível que a original da covid-19. Quando a Delta chegou ao Reino Unido, ela simplesmente varreu essas variante e substituiu, sendo a principal causa de covid-19. O que nós vemos hoje no Reino Unido é um aumento do número de casos, apesar do índice de vacinação bem grande naquele país”, destacou.

O médico Kelson Veras ainda faz um alerta para a importância da responsabilidade de cada um dos brasileiros, com as medidas sanitárias, como distanciamento e uso da máscara.  “A vacina não está sendo fácil de ser adquirida. Existe a missão do governo e existe a responsabilidade de cada um de nós. Não podemos ir para festa em um momento desse. A pandemia está longe de ser controlada no Brasil. Precisamos adiar o nosso lazer para que outras pessoas não venham a sofrer”, alertou o infectologista.

A variante Delta

A variante Delta do coronavírus já foi detectada em pelo menos 111 países, segundo o mais recente boletim epidemiológico da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, o Ministério da Saúde informou que já são 110 casos em sete estados.

Fonte: CidadeVerde

Márcio Lopes
Márcio Lopeshttps://www.infonewss.com
Colaborador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas