28.9 C
Picos

Morre aos 96 anos, o professor Manoel Paulo Nunes, membro da APL

#

Teresina amanhece mais triste nesta quinta-feira, 14 de outubro. Morre um dos expoentes da literatura piauiense,  Manoel Paulo Nunes.  A informação foi divulgada em nota pela Academia Piauiense de Letras. A causa da morte não foi divulgada. Velório será no Cemitério Jardim da Ressurreição.

Aos 96 anos, o professor Paulo Nunes exerceu diversos cargos no Piauí. Professor, conferencista, escritor, crítico literário e jornalista. Ele nasceu em Regeneração,  em  11 de outubro de 1925. Bacharel em Direito pela Faculdade do Piauí. Era filho de Francisco de Paulo Teixeira Nunes e Raimunda da Silva Nunes.

Foi professor de Português nos colégios “Demóstenes Avelino” e “São Francisco de Sales”. Lecionou Literatura na Faculdade Católica de Filosofia de Teresina e na Universidade Federal do Piauí, onde era professor titular. Presidiu a Fundação do Ensino Superior do Estado e a Fundação Cultural do Piauí. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura e da Comissão de Especialistas na Área de Educação (MEC). Exerceu, também, os seguintes cargos e funções: técnico em Assuntos Educacionais (MEC), Juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí e chefe da Representação da Universidade Federal do Piauí, em Brasília.

Academia Piauiense de Letras

Pertence à Academia Piauiense de Letras, ocupando a cadeira de nº 38, cujo patrono é João Francisco Ferry. A solenidade de sua posse ocorreu em 28-8-1967. Ex-presidente da Casa Lucídio Freitas. Ex- secretário de Cultura do Piauí.

Publicou, também, trabalhos nas revistas Clube dos Advogados do Brasil, secção do Piauí, e na Panóplia. Bibliografia. A Geração Perdida, ensaios e notas críticas, 1979; A província Restituída, ensaios e estudos, 1985; O Discurso imperfeito, notas para a história da educação brasileira (1988), e Tradição e Invenção, discursos acadêmicos, 1992.

Fonte: Meio Norte

Márcio Lopes
Márcio Lopeshttps://www.infonewss.com
Colaborador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas