25.3 C
Picos

BELÉM | Em live ‘Belarraiá Caboclo Nordestino’ evidencia cultura local e apresenta artistas contemplados com a Lei Aldir Blanc

#

O ‘Belarraiá Caboclo Nordestino’, grande evento cultural promovido pela Prefeitura Municipal de Belém do Piauí, ganhou no ano de 2021 uma edição especial. Foi realizado na noite de sexta-feira, 23 de julho, uma ‘Live Cultural do Belarraiá Caboclo Nordestino’,  relembrando e contando sua história, mostrado a cultura do município e apresentando os artistas locais e trabalhadores do segmento cultural do munícipio, que foram contemplados com o benefício emergencial da Lei Aldir Blanc.

O evento realizado, anualmente, no mês de julho, no povoado Caboclo, pela Prefeitura de Belém, através da Secretaria de Cultura, em parcerias com as demais Secretarias Municipais, não aconteceu novamente, este ano, por conta das mudanças causadas pela pandemia.

A live foi transmitida pelo canal do youtube e além de relembrar um dos maiores evento do município,  homenageou um dos ícones da cultura nordestina, o cantor Genival Lacerda, que faleceu esse ano vítima de covid.

O evento foi conduzido pelo secretário de Cultura, Edson Ribeiro, que caracterizado como o homenageado, apresentou as riquezas culturais de Belém do Piauí e  levou descontração  à população.

Durante o evento, foi contado a história do tradicional evento que teve sua primeira edição em 2011, quando ainda era apenas um projeto escolar, denominado ‘Belarraía’, quando também foi feita uma retrospectiva das edições anteriores  do “Belarraiá do Caboclo Nordestino”, mostrando o evento a partir do ano de 2014.

A live contou ainda com a apresentação da tradicional ‘Quadrilha do Severão’, da comunidade Russim, que fez a apresentação do  casamento matuto, como também teve exposição da culinária tradicional,  do artesanato local e da tradição do reisado, conduzidas pela professora Ana Célia e a nutricionista Jailma Cecília.

O evento teve diversas apresentações, com a participação dos artistas  do município como o repentista Viturino Bezerra,  Ozanam Barros e Trio Escorrega Lá Vai Um,  Joãozinho dos Teclados, Xiau Show, o cantor gospel Ezequiel e Banda,  Amanda Coelho,  Steve Rômulo,  DJ Mikael Utopia, agregando coreografias de danças juninas com membros da ‘Quadrilha Chamego Bom’ e o cantor James Cardoso.

Outro homenageado na live, foi Jurdan Gomes (In memória), ex-prefeito de Belém, cantor, poeta e compositor. Na oportunidade, foi realizado a entrega de certificados do concurso pela Lei Aldir Blanc  ‘Fomento e Cultura’, prêmio conquistado pelo grupo ‘Coração Nordestino’, que são filhos de Jurdam, bem como, o  grupo Batucada Sertaneja.

O prefeito Ademar Carvalho, agradeceu toda a equipe envolvida na realização da live e afirmou que o Belarráia será realizado no próximo ano.  “Queria agradeceu a colaboração de todos que ajudaram a fazer a live, e dizer que a fizemos para relembrar nosso tradicional evento,  por que não podemos realizar novamente esse ano, por conta da pandemia, mas no próximo vamos promover um grande  ‘Belarraiá do Caboclo Nordestino’, lá no povoado Caboclo”, disse o prefeito.

O secretário de Cultura, Edson Ribeiro, disse que alguns artistas beneficiados  com a Lei Aldir Blanc, fizeram a sua prestação de contas e deram a sua contrapartida cultural, e houve apresentação de artistas locais que não foram contemplados com a Lei, mas que participaram e contribuíram com o evento. “E, é nesse clima de alegria  que a gente desenvolveu esse grande evento, onde mostramos nossa cultura, que é tão rica”, disse.

O gestor da pasta, definiu o evento como alto nível de cultural.  “Belém tem cultura, a live do ‘Belarraiá do Caboclo Nordestino’ foi muito positivo e ultrapassou nossas expectativas”,  avaliou.

A live que segue disponível no YouTube, aconteceu na escola José de Moura Leal, seguindo as normas higienicosanitárias de prevenção à Covid-19. Participaram do evento autoridades e o secretariado municipal.

FOTOS | Prefeitura de Belém do Piauí realiza Live Cultural ‘Belarraiá do Caboclo Nordestino’

Texto: Cidades Na Net

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas