33.6 C
Picos

Aos 22 anos, jovem de Belém do Piauí é aprovado em 1º lugar em mestrado na UnB em Brasília

#

O recém-formado no curso de Ciências Biológicas, José Fabrício de Carvalho Leal, foi classificado em primeiro lugar no processo seletivo para ingressar no Mestrado do programa de pós-graduação em Medicina Tropical da Universidade de Brasília (UnB).

O jovem anunciou a aprovação no último dia 14 de maio, através de ser perfil oficial no Instagram. Na postagem, diversos amigos e familiares parabenizaram e  compartilharam de sua aprovação.

Natural do município de Belém do Piauí — PI, Fabrício, como é conhecido na cidade, tem 22 anos e sempre estudou em escolas públicas do município. De uma família simples, o jovem é filho de Marciela Aparecida de Carvalho Leal e Francisco José Leal, e tem como irmão, Fred Maylon Carvalho Leal.

Fabrício ingressou no curso de Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) — Campus Senador Helvídio Nunes de Barros —, em Picos — PI, no segundo semestre de 2017, e durante sua graduação destacou-se em diversas atividades.

Ainda na graduação, foi aluno de Iniciação Científica, integrante do Núcleo de Pesquisa em Parasitologia, Ecologia e Doenças Negligenciadas (NUPPEDONE), trabalhando na Linha de pesquisa: Culicídeos Vetores de Doenças Negligenciadas.

Possui ainda, experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia de Parasitos e Vetores (Caracterização fenotípica e controle vetorial dos gêneros Aedes, Culex e Anopheles, potenciais vetores de arboviroses), além de possuir experiência em análise toxicológica com a utilização do bioensaio com Artêmia Salina.

Foi Diretor de Comunicação da Liga Acadêmica de Zoologia do Piauí (LAZOO-PI). Atuou como membro organizador no Projeto de Extensão “Projeto Covid-19: se liga na rede! Descomplicando a ciência e promovendo saúde”, tendo atuação também no Programa de Iniciação à Docência.

Ainda na graduação, o jovem apresentou trabalhos em congressos no Piauí, Belo Horizonte, Ribeirão Preto, entre outros. Participou de cursos em várias instituições do Brasil, como na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba, Universidade de São Paulo (USP) e na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Fabrício também publicou artigos e capítulos de livros.

O agora mestrando, agradeceu a todos que apoiaram, incentivaram ou de alguma forma contribuíram na sua trajetória.

“Sou imensamente grato a Deus, pois tudo é por meio dele e por ter me dado sabedoria, saúde, paciência e força para persistir em meio as adversidades. Grato a minha família por acreditar junto comigo que a educação é a forma de mudar a vida. E a todos que estão me apoiando nessa nova fase”, comentou o jovem.

Fabrício explicou que o mestrado sempre foi um sonho, que muitas das vezes parecia distante, entretanto não se esquivou.

“O mestrado sempre foi um sonho, confesso que muitas vezes distante, e ter a oportunidade de vivê-lo é algo que realmente muda tudo na minha história. Pois, quem conhece a minha trajetória sabe o quanto batalhei e ansiei pela chegada desse momento. Não foi fácil, mas aprendi dia após dia que os ‘nossos sonhos, a gente é quem constrói’”, concluiu o mestrando.

Incentivo

O Governo Municipal, que tem a frente o prefeito Ademar Aluísio de Carvalho, vem sempre apoiando o desenvolvimento da educação no município.

A Prefeitura Municipal incentiva os jovens de graduação da cidade com uma casa de estudante no município de Picos — PI, local que possui diversas instituições de ensino superior publicas e privadas. Além do aluguel [da casa], a gestão arca com as contas de aguá e luz.

A casa do estudante tem como objetivo oferecer ao universitários  condições de moradia aos estudantes em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como contribuir para a permanência deles nas universidades, promovendo um ambiente de convivência e estudo.

Prefeito Ademar (a direita), estudante Fabrício (a esquerda.

O prefeito Ademar Carvalho destacou o apoio visa aquecer a educação superior do município.

“Nós acreditamos que a educação assegura a construção de um futuro melhor para a população belenense. A exemplo, temos o jovem estudioso e exemplar Fabrício, um dos beneficiados da casa dos estudantes, e hoje comemora com a aprovação do mestrado. Sem dúvidas vai se tornar um grande profissional.”, comentou Ademar.

O gestor falou sobre o apoio para o Fabrício nessa nova fase. “Ainda continuamos dando apoio ao estudante, e nesse primeiro momento estamos ajudando e dando apoio com o traslado do estudante até Brasília.”.

Ademar destacou ainda que acredita ter vários profissionais  filhos da terra. “Nós acreditamos ainda, que no futuro possamos ter uma Belém cheia de profissionais qualificados, sejam advogados, engenheiros, médicos, professores, e não de outro lugar, mas da nossa terra”, destacou.

Jovem ao lado dos representantes do Executivo e Legislativo.

Moção de Congratulação

A Câmara Municipal de Belém do Piauí — PI, está preparando uma homenagem ao estudante, com uma Moção de Congratulação, como forma de reconhecimento à grande conquista alcançada pelo belenense.

Humberto Júnior
Humberto Júniorhttps://www.1bertojunior.com
Amante da tecnologia, desafiador e cofundador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas