Uma idosa de 60 anos, identificada como Solimar Lopes e conhecida como “Vovó do Tráfico”, foi presa pela segunda vez em uma operação do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).
A ação foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (10), na zona Sul de Teresina, e resultou na prisão de 12 pessoas, incluindo a filha da idosa, Sandra da Silva.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações apontam que Solimar ocupa uma posição de liderança na facção criminosa Bonde dos 40. Ela é suspeita de coordenar o comércio de entorpecentes e administrar a arrecadação de valores destinados à organização criminosa.
“Nós identificamos uma célula do Bonde dos 40 que era responsável pela arrecadação de uma espécie de mensalidade, que é uma das fontes de renda dessa facção. Trata-se de uma ‘caixinha’ que todo membro da organização criminosa é obrigado a custear para subsidiar os crimes de interesse do grupo. Conseguimos identificar que Solimar, com o auxílio da própria filha, era responsável por gerenciar essas arrecadações. Inclusive, a filha utilizava a conta bancária dela para esses fins. Então, hoje representamos por medidas cautelares de prisão, tanto das duas, quanto de mais dez indivíduos envolvidos com essa célula criminosa”, explicou o coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa.
Solimar, que já havia sido presa em flagrante por tráfico de drogas na Operação Draco 107, realizada em abril do ano passado, permanece no sistema prisional do Piauí, onde teve o novo mandado de prisão cumprido. Sua filha, que está grávida em prisão domiciliar, ficará à disposição da Justiça.
Segundo Charles Pessoa, após essas primeiras prisões, foi descoberto o envolvimento e a função desempenhada pela mãe e filha na facção criminosa.
“Na época, elas foram presas e autuadas em flagrante delito por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Nós conseguimos apreender muitos materiais e nos debruçamos sobre eles, o que trouxe mais elementos para que instaurássemos outro inquérito policial. Hoje, estamos cumprindo um mandado de prisão contra Solimar no ambiente prisional pelo seu envolvimento com essa facção criminosa. Ela continua fazendo parte da facção criminosa Bonde dos 40, entretanto, não temos indícios de que ela esteja comandando crimes de dentro do sistema prisional”, ressaltou Charles Pessoa.
A ação, que cumpriu também dez mandados de busca e apreensão, contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), do BEPI, do BOPE, da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil e da Guarda Municipal de Teresina.
Fonte: Cidade Verde