
Inicialmente, o voo estava previsto para chegar ao Aeroporto Senador Petrônio Portela, em Teresina, na tarde desta sexta-feira (14/01) com as 20.200 vacinas contra a Covid-19 para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos. Entretanto o voo que traria as doses pediátricas da Pfizer para imunização contra a COVID-19 para o Piauí foi cancelado.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), o cancelamento ocorreu em virtude de que a tripulação ter testado positivo para COVID-19, além de informar que o Ministério da Saúde do Piauí ficará responsável pela logística de distribuição.
“Em virtude da mudança, a logística de distribuição das doses será refeita pela Coordenadoria de Imunização, tão logo receba as confirmações necessárias.” disse em nota.

Até o momento o Ministério da Saúde não informou a nova programação de voo com as doses de imunização infantil.
ENTENDA
A vacina para crianças de 5 a 11 anos tem diferenças em relação à que foi aplicada nos adultos. O frasco é de cor laranja e deverá ser aplicada em duas doses, com o intervalo de oito semanas entre a primeira e segunda aplicação.
Não haverá necessidade de autorização por escrito, desde que as crianças estejam acompanhados por pai, mãe ou responsável no momento da vacinação.
A imunização será em ordem decrescente de idade (das crianças mais velhas para as mais novas), começando com quem tem comorbidade, deficiência permanente e crianças quilombolas e indígenas, como determina o Plano Nacional de Imunização (PNI).

Fonte: OitoMeia