Os felinos são extremamente higiênicos e sempre estão se limpando. A língua deles possui filamentos que agem como uma escova no pelo. Por isso, muitos tutores ficam na dúvida se há necessidade e como dar banho em gato.
Entretanto, durante um passeio ou até mesmo no quintal de casa, os bichos podem se sujar com substâncias que não saem ou fazem mal para o felino. Nesses casos, saber lidar com o comportamento dos gatos e dar banho neles é essencial.
COMO DAR BANHO NO MEU BICHANO?
- Não existe uma regra para explicar como o gato toma banho. Porém, algumas dicas são válidas na hora de ajudar o seu peludo ficar mais relaxado no momento da limpeza. Confira algumas delas:
- Faça carinho no seu amigo, isso vai ajudar ele a se sentir mais relaxado
- Escolha um local quentinho e aconchegante
- Preste atenção na temperatura da água. Se estiver muito gelada, poderá fazer mal ao seu amigo
- Durante o banho, faça movimentos acariciando o peludo para que ele associe a ação como uma coisa boa
- Após o banho, seque o felino com uma toalha até que ele fique completamente sequinho
- É legal levá-lo para passear depois da higienização para que possa secar o restante da pelagem, caso fique úmido em algum local
POSSO DAR BANHO EM GATOS FILHOTES?
Saber se pode dar banho em gato filhote é uma dúvida muito comum para os tutores de felinos. E sim, você pode! O ideal é que comece quando ainda é novo para facilitar a adaptação à atividade.
O primeiro banho deve ser feito entre 2 e 3 meses de idade. Desta forma, o gato se acostuma com a água e sabão e pode até gostar do momento. Por isso é muito importante saber como dar banho em gato.
Após essas dicas, o ideal é oferecer muito carinho ao seu amigão e proporcionar uma deliciosa refeição.
MELHOR ALIMENTAÇÃO PARA OS FELINOS?
Oferecer uma alimentação de qualidade é sempre essencial para o bem-estar dos nossos amigos. Além disso, após um banho, nada como proporcionar ao seu peludo um delicioso agrado, repleto de nutrição.
Fonte: OitoMeia, por Jhoária Carneiro – com informações da GENCOPET