Escola e loja virtual devem aquecer ainda mais o setor em 2018.
De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), o resultado positivo é reflexo da descentralização das ações no setor. “Crescemos no cadastro de artesãos em cerca de 41% em 2017. Isso foi fruto de uma parceria que fizemos com diversas prefeituras do estado para descentralizar a emissão da Carteira Nacional de Artesão. A partir da carteira nacional, o artesão tem acesso a todas as políticas públicas do artesanato”, explicou Jordão Costa.
Portal
Em uma espécie de vitrine virtual mundial, a arte piauiense será exposta no Portal do Artesanato Piauiense que tem como previsão de lançamento o próximo dia 21, em comemoração ao Dia Nacional do Artesão.
Segundo a Sudarpi, a iniciativa é pioneira no Brasil. “Dentro do portal haverá uma loja virtual, a primeira loja virtual de artesanato do Brasil”, anunciou o superintende.
Escola Estadual
Com previsão de lançamento para o mês de maio, a Escola Estadual de Artesanato será entregue junto com a reforma da Central de Artesanato Mestre Dezinho. Os professores e os instrutores da escola já foram todos selecionados e as inscrições deverão ser abertas logo após a inauguração da central. Na escola serão trabalhados aspectos teóricos e práticos do artesanato.
Fundo Estadual
Outro assunto tratado na audiência é o projeto de criação do Fundo Estadual de Artesanato. “O fundo tem como objetivo o fomento do artesanato nos seguintes eixos: na capacitação, na aquisição de matéria prima e na aquisição de produtos do artesanato. A proposta é de que ele seja de R$ 600 mil por ano, e, junto a isso, temos a proposta de criação do Conselho Estadual do Artesanato, que vai ser responsável por gerir o fundo com o Estado”, explicou Jordão.
Unidade Itinerante
No encontro com o governador, também foi solicitada a aquisição de uma unidade móvel para artesanato. Por meio do veículo, a Sudarpi pretende se deslocar para os eventos do estado de uma maneira mais ágil.