Levantamento que está sendo feito pela Equipe de Fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) do Piauí aponta que pelo menos 25 prédios estão abandonados, alguns com construção abandonada, que são ameaças à população e com risco de danos por causa da falta de manutenção.
O presidente do Crea do Piauí, Ulisses Filho, disse que a Equipe de Fiscalização iniciou seu trabalho de Levantamento dos Prédios Abandonados de Teresina, mas foi interrompido para o acompanhamento do rompimento de trecho da rodovia BR-343, no Recanto das Palmeiras, na zona Leste de Teresina, e da ameaça de rompimento da Barragem do Bezerro, no município de José de Freitas.
Ulisses Filho afirmou que a Equipe de Fiscalização do Crea encontrou cerca de oito prédios abandonados no Centro de Teresina, como o do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), e de cinco a seis na zona Leste, que estão inacabados, na avenida Presidente Kennedy, e próximos a um hospital na zona Leste.
Existem também prédios abandonados na avenida João Tajra, próximos à agência da Caixa Econômica Federal (CEF), no bairro Jockey Clube, na zona Leste teresinense.
“Os prédios abandonados da zona Leste estão inacabados, o que os tornam mais perigosos. Tem dez, 15 anos”, falou Ulisses Filho.
Para ele, há risco de desmoronamento dessas construções porque não têm manutenção e seus materiais estão sujeitos à chuva, ao sol e ao vento. “Existem também construções muito antigas”, salientou Ulisses Filho.
Ele falou que o CREA vai discutir com o prefeito de Teresina, Firmino Filho, a edição e aprovação de Lei da Inspeção Predial, já em vigor na maioria das capitais brasileiras, que obriga a inspeção nas construções, feita por engenheiro, a cada cinco anos. O engenheiro faz a inspeção e mostra ao proprietário quais as medidas de manutenção para manter o imóvel seguro.
Ulisses Filho declarou que muitos defendem que a primeira inspeção predial nos imóveis novos ocorra nos primeiros dez anos de sua construção e as inspeções prediais seguintes a cada cinco anos.
FONTE: Jornal Meio Norte