28.3 C
Picos

SENAR e Prefeitura de Belém do Piauí qualificam Apicultores na produção de abelhas rainhas

#

A comercialização de produtos apícolas brasileiros tem ganhado cada vez mais espaço no mercado na produção agropecuária, doméstica e internacional, neste sentido, com o intuito de qualificar os profissionais do ramo, a Prefeitura de Belém Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, promoveu um curso de produção de abelhas rainhas.

Realizado em parceria com o SENAR-PI, com duração de quatro dias, 11, 12, 13 e 14 de fevereiro, e o total de 32 horas, a capacitação envolveu aulas teóricas aplicadas na sede da Câmara Municipal, e aulas práticas realizadas em apiários do município, todas ministradas e acompanhadas pelo instrutor técnico do SENAR, Fábio Adriano.

SENAR e Prefeitura de Belém do Piauí qualificam Apicultores na produção de abelhas rainhas.

Destinado para os apicultores e técnicos multiplicadores do município, o curso visa o fortalecimento das colmeias e o aumento da produção geral, onde foram trabalhados o melhoramento de enxames com a produção de abelhas rainhas, e apresentados os diagnósticos para as colmeias. 

Foto: Luís José

O secretário de Agricultura de Belém do Piauí, Luís de Sousa, o Luizinho, que acompanhou todo o processo falou sobre a qualificação dos apicultores. “Trabalhamos durante quatro dias a produção de abelhas rainhas em nosso município, um curso solicitado já há um bom tempo pelos apicultores, que em um esforço entre o Senar e a Prefeitura de Belém por meio do prefeito Ademar, foi possível se concretizar, e tenho certeza que trará bons frutos”. Disse.

Luizinho destacou o apoio do prefeito Ademar com a agricultura. “Quero agradecer o nosso prefeito municipal Ademar Carvalho, que sempre tem apoiado as causas da agricultura do nosso município, seja em capacitações, cursos, serviços assistenciais ou melhorias, fica aqui o nosso reconhecimento.” Pontuou.

Luís de Sousa, o Luizinho, secretário de Agricultura de Belém do Piauí.

Luís José, que é Técnico de Campo destacou que novos cursos serão realizados. “Estamos realizando esse serviço de acompanhamento de campo com os apicultores com ajuda do Senar por mais de dois anos em Belém, onde auxiliamos as atividades desde o manejo até a colheita do mel, e já podemos notar o avanço da produção que a cada ano vem aumentando significativamente. Destacar que em breve outros cursos também serão anunciados, e já para os próximos meses iremos trabalhar a questão do reflorestamento ambiental, para evitar a migração dos produtores durante o período de seca”. Comentou. 

Luís José, Técnico de Campo de Belém do Piauí.

Fotos;

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas