27.7 C
Picos

Secretário de fazenda anuncia ampliação do concurso da Polícia Militar do Piauí para mil vagas

#

O secretário da fazenda do Piauí, Rafael Fonteles (PT), anunciou que o governo do estado decidiu aumentar o número de vagas ofertadas pelo concurso da Polícia Militar. Segundo o secretário, o número vai subir de 690 para 1000 vagas. O Núcleo de Concurso e Promoções de Eventos (Nucepe) informou que não foi notificada sobre a ampliação de vagas.

As inscrições para o concurso se encerram nesta quinta-feira (26), e devem ser feitas pelo site do Nucepe.

O anúncio foi registrado em vídeo durante um evento com autoridades da cidade de Demerval Lobão. O secretário afirma que a decisão havia sido tomada por Wellington Dias (PT) após consultar a equipe econômica.

Secretário de fazenda anuncia aumento de vagas em concurso da PM do Piauí — Foto: Andrê Nascimento/ G1 PI

Secretário de fazenda anuncia aumento de vagas em concurso da PM do Piauí — Foto: Andrê Nascimento/ G1 PI

O secretário diz no vídeo que o objetivo da ampliação é compensar a saída de policiais que estão se aposentando e aumentar de fato o efetivo, e afirma que o efetivo policial de Demerval Lobão deve ser dobrado com a decisão.

“É obvio que o ideal era dobrar a quantidade mas não adianta dobrar a quantidade de policials e não ter como pagar o salário dos servidores. È por isso que não é de uma vez, mas a gente vai ampliando aos poucos e esse vai ser o maior concurso da historia da PM. E para nomeação logo depois do curso de formação”, disse Rafael Fonteles.

Em entrevista ao G1, o secretário disse que a Procuradoria do Estado estuda uma forma legalmente viável de acrescentar as novas vagas.

Concurso da Polícia Militar do Piauí

Inicialmente, os editais ofereciam 650 vagas para o cargo de soldado, com taxa de inscrição de R$ 90, e 40 vagas para o cargo de oficial, com taxa de R$ 120. Com o anúncio, o número total de vagas sobe de 690 para 1 mil. Não foi detalhado se as novas vagas serão distribuídas entre oficiais e soldados.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Rubens Pereira, a maioria dos aprovados no concurso será enviada para o interior do Piauí, como forma de ampliar o policiamento em municípios do estado.

O concurso ficará sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev) e da Nucepe, organizadora do certame.

Etapas do concurso

  • Prova escrita objetiva e dissertativa;
  • Exame de saúde (médico e odontológico);
  • Exame de aptidão física;
  • Avaliação psicológica;
  • Investigação social.

Provas

  • 10/10 – Prova escrita objetiva e dissertativa para o cargo de oficial da PM;
  • 31/10 – Prova escrita objetiva e dissertativa para o cargo de soldado.

As provas serão aplicadas entre 8h30 e 13h30.

Fonte: G1 Piauí

Márcio Lopes
Márcio Lopeshttps://www.infonewss.com
Colaborador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas