Reposição de lâmpadas em Picos se dará de forma gradativa, informa coordenador do Fumip

A reposição das lâmpadas e reparos na iluminação pública do município de Picos, zona urbana e rural, teve início e deve ocorrer de forma gradativa, é o que afirma o coordenador do Fundo de Iluminação Pública de Picos, Raniery Lima.

Após oito meses de gestão do prefeito Gil Paraibano, a restruturação da iluminação pública na cidade é uma das ações mais aguardadas pelos munícipes. As reclamações acerca da falta de iluminação têm sido constantes e registradas em grande parte das localidades na zona rural e praticamente todos os bairros da cidade.

Em entrevista ao Portal Grande Picos, Raniery Lima destacou que os trabalhos já foram iniciados e contemplaram inicialmente os bairros Belo Norte, Morada do Sol, Morada Nova, alguns pontos dos bairros Ipueiras e Emaus. As avenidas Severo Eulálio e Helvídio Nunes já tinham recebido a reposição de lâmpadas de led – considerada de maior qualidade e economia.

O gestor do Fumip afirmou que a demanda é considerada grande, tendo em vista a quantidade de pontos que carecem de restauração. “A gente pede a paciência da população, que a gente está trabalhando todos os dias, mas é impossível atender toda demanda ao mesmo tempo”.

O Fundo de Iluminação Pública de Picos tem uma arrecadação financeira considera bastante alta e o recurso arrecadado só pode ser usado para serviços relacionados à pasta, o que gerou uma insatisfação ainda maior por parte da população, já que a taxa – Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública) – continua sendo cobrada nas contas de energia dos contribuintes. De acordo com Raniery, a demora em iniciar as ações reparatórias não foi por questões financeiras, mas burocráticas.

“O problema que os bairros chegaram a esse ponto foi por questões licitatórias, porque a gente demorou a comprar o material, aí acabou ocasionando que todos os bairros ficaram em uma situação muito precária”, explicou.

O titular da pasta acrescentou que o telefone que é disponibilizado para solicitação de atendimento e reclamações só poderá iniciar o atendimento à população de forma individual após a conclusão dos trabalhos de reposição das lâmpadas em toda a cidade.

“Antes nós teríamos condições de atender pedidos pontuais, mas no momento não é possível, porque quando a gente chega em um bairro, são vários pontos apagados e a gente tem que permanecer lá até a conclusão, mas a gente está fazendo esse serviço e em breve a gente vai chegar em todos os bairros da cidade e também na zona rural, para que depois de feito esse serviço, a gente possa estar atendendo os pedidos pontuais”.

O número de telefone disponibilizado pelo Fumip é (89) 99449-3506, com atendimento de segunda a sexta, das 08 às 13h.

Rotatória

Outro ponto que recebeu muitas críticas, inclusive por conta dos registros de acidentes, um com óbito, foi a área que integra a Avenida Severo Eulálio à BR 316, na rotatória que foi construída recentemente.

Raniery Lima destacou que neste primeiro momento a coordenadoria não pode realizar nenhuma ação antes da elaboração de um projeto.

“Lá, a gente, juntamente com o prefeito, está aguardando a conclusão para que a gente possa, através de um estudo, fazer um levantamento da quantidade de postes, o local onde serão colocados os postes, e a gente só pode fazer isso depois da conclusão de como vai ficar, porque a gente tem conhecimento de que talvez vai ser mudada a estrutura daquele balão, mas de qualquer forma, nós estivemos lá, colocamos quatro lâmpadas de LED no local que a gente poderia colocar, acho que deu uma melhorada, não é o suficiente, mas como eu disse, a gente tem que esperar a finalização [da obra] para fazer nosso estudo para saber onde podem ser colocados os pontos onde ficaria melhor a iluminação daquele balão”, concluiu o coordenador do Fumip, Raniery Lima.

Fonte: Grande Picos