28.2 C
Picos

Reinaugurado há um mês, cheia do Parnaíba alaga Parque Encontro dos Rios

#

A repentina cheia do Rio Parnaíba nesta quinta-feira (12/04), efeito da abertura de comportas da barragem de Boa Esperança, em Guadalupe, fez com que o rio inundasse parte da estrutura da área de convivência do Parque Encontro dos Rios, na zona Norte de Teresina.

Rio Parnaíba invadiu parte da estrutura do Encontro dos Rios, na zona Norte de Teresina (Foto: Roberto Araujo / OitoMeia)

A última reforma do Parque foi entregue oficialmente há menos de um mês, no dia 16 de março. A obra teve o investimento de R$ 2,1 milhões e fez parte da segunda etapa do Programa Lagoas do Norte, cujo principal objetivo era atender a região da cidade para o turismo e lazer.

Uma permissionária do local, que vende produtos artesanais, teve o quiosque invadido pelas águas. Apesar da preocupação, foram poucos os prejuízos. “A gente botou as coisas em cima, se tivéssemos deixado em baixo, teríamos perdido algumas coisas, a gente bota tudo em cima. O prejuízo que tivemos foi que não vendemos nada ainda”, disse a vendedora Lúcia Matos ao OitoMeia.

Maria Lúcia Oliveira, moradora do bairro Boa Esperança, denuncia que a estrutura do local foi feita sem a devida preocupação com a natureza. “Aqui tinha uma vegetação local, a gente disse ‘não arranquem essas árvores’, e eles fizeram, achando que por enquanto está só aqui, mas Teresina toda sofre com isso”, relata.

A moradora, que faz parte da Associação Centro Ferreira de Sousa, responsável por organizar moradores que correm risco de serem desapropriados da margem dos rios Parnaíba e Poti, critica que falta política de drenagem urbana em Teresina.

Moradora do Boa Esperança, Maria Lúcia Oliveira afirma que a inundação do lugar era previsível (Foto: Roberto Araujo / OitoMeia)

“O problema de Teresina não é a chuva, não é os rios, é a falta de uma política de drenagem, falta de política que respeite o meio ambiente. As pessoas pensam que aqui só é calor. Não, tudo é previsível. E é por isso que existe a ciência, que é para equilibrar. Quando desequilibra, acontece isso aí. Aqui é uma outra Curva São Paulo, é dinheiro jogado fora”, disse.

FONTE: OitoMeia

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui