A repentina cheia do Rio Parnaíba nesta quinta-feira (12/04), efeito da abertura de comportas da barragem de Boa Esperança, em Guadalupe, fez com que o rio inundasse parte da estrutura da área de convivência do Parque Encontro dos Rios, na zona Norte de Teresina.
A última reforma do Parque foi entregue oficialmente há menos de um mês, no dia 16 de março. A obra teve o investimento de R$ 2,1 milhões e fez parte da segunda etapa do Programa Lagoas do Norte, cujo principal objetivo era atender a região da cidade para o turismo e lazer.
Uma permissionária do local, que vende produtos artesanais, teve o quiosque invadido pelas águas. Apesar da preocupação, foram poucos os prejuízos. “A gente botou as coisas em cima, se tivéssemos deixado em baixo, teríamos perdido algumas coisas, a gente bota tudo em cima. O prejuízo que tivemos foi que não vendemos nada ainda”, disse a vendedora Lúcia Matos ao OitoMeia.
Maria Lúcia Oliveira, moradora do bairro Boa Esperança, denuncia que a estrutura do local foi feita sem a devida preocupação com a natureza. “Aqui tinha uma vegetação local, a gente disse ‘não arranquem essas árvores’, e eles fizeram, achando que por enquanto está só aqui, mas Teresina toda sofre com isso”, relata.
A moradora, que faz parte da Associação Centro Ferreira de Sousa, responsável por organizar moradores que correm risco de serem desapropriados da margem dos rios Parnaíba e Poti, critica que falta política de drenagem urbana em Teresina.
“O problema de Teresina não é a chuva, não é os rios, é a falta de uma política de drenagem, falta de política que respeite o meio ambiente. As pessoas pensam que aqui só é calor. Não, tudo é previsível. E é por isso que existe a ciência, que é para equilibrar. Quando desequilibra, acontece isso aí. Aqui é uma outra Curva São Paulo, é dinheiro jogado fora”, disse.
FONTE: OitoMeia