O desembargador José James, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), avaliou como tranquila o primeiro turno das eleições. Segundo ele, não aconteceram problemas graves que atrapalhasse o pleito eleitoral.
“Nós tivemos uma das eleições mais tranquilas já realizadas no Piauí. Nós não tivemos qualquer intercorrência de gravidade e tudo transcorreu dentro da normalidade, inclusive seguindo todos os protocolos de segurança, tanto pública como sanitária”, afirmou o presidente em entrevista à TV Cidade Verde.
Sobre o atraso na divulgação dos resultados, o presidente garantiu que a segurança das eleições não foi afetada.
“As ocorrências foram diminutas e devidamente contornadas. O que aconteceu foi um problema em um servidor que atrapalhou um pouco e deu uma lentidão, mas nada que prejudicasse a segurança do pleito”, disse.
2º turno
Para o 2º turno em Teresina, o TRE acredita em um resultado bem mais rápido, já que serão apenas dois candidatos.
“Será muito rápido e com a experiência do primeiro turno seguramente não haverá grandes problemas”, finalizou.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) admitiu ontem que enfrentou problemas de lentidão para realizar a contagem (totalização) dos votos das eleições municipais de 2020. A demora para somar os votos causou atraso na divulgação dos resultados.
O TSE divulgou nota; veja
Em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos (soma dos votos), está ocorrendo um atraso para a divulgação dos resultados da apuração.
Os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto.
O problema está sendo resolvido pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação.
Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã.
Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com
Fonte: Cidade Verde