24.4 C
Picos

Prefeitura lança novo sistema de transporte público nesta terça (6)

#

O novo sistema de transporte públicode Teresina, o Inthegra, será lançadoamanhã (6) às 8h30, durante café damanhã no Metropolitan Hotel. OInthegra será apresentado peloprefeito Firmino Filho e a equipe daSuperintendência Municipal deTransportes e Trânsito (Strans).

O novo sistema inicia o seufuncionamento nos dias úteis peloCorredor Sul, que é composto pelasavenidas Barão de Gurguéia, HenryWall de Carvalho, Miguel Rosa ePrefeito Wall Ferraz, junto com osTerminais de Integração do Bela Vistae Parque Piauí. A partir do dia 17 demarço, o serviço funcionadefinitivamente na zona sul.

“Finalizamos as obras no Corredor Sul.A partir daí, o novo sistema vaicomeçar funcionar juntamente com osterminais nos dias úteis. Os Terminaisdo Bela Vista e Parque Piauí estãofuncionando nos finais de semana,mas agora com o funcionamento docorredor teremos um transporte maiságil e seguro”, explicousuperintendente da Strans, CarlosAugusto Daniel Júnior.

Segundo os gestores, o novo sistemaparte do uso dos corredoresexclusivos para agilizar a viagens. Aslinhas que saem dos bairros(alimentadoras) levam os passageirosaté os terminais. Em seguida, elesembarcam nas linhas troncais parairem até o centro da cidade utilizandoo corredor exclusivo, o que dará maisagilidade, reduzindo, assim, o tempode viagem. “O novo sistema dará maisagilidade para aos ônibus, além disso,as pessoas quando chegarem nosterminais terão mais opções detransportes para o centro da cidade,as linhas troncais passarão peloscorredores exclusivos nas avenidasBarão de Gurqueia, Miguel Rosa eMaranhão. A nossa expectativa é quea redução do tempo de viagem tragamais conforto e comodidade para osusuários dos transportes públicos”,acrescentou.

Daniel reforça ainda que todos osônibus que fazem as linhas troncaispossuem ar-condicionado e a estaçõespara passageiros também sãoclimatizadas. “O nosso objetivo éproporcionar um transporte públicomais ágil e eficiente. Agora, com oscorredores exclusivos, os ônibus terãopreferência no trânsito. Com isso, elesnão terão obstáculos. Os semáforossituados ao longo do percursotambém tiveram o tempo ajustadopara beneficiar o transporte público”,enfatizou.

Corredor exclusivo

O superintendente explica que oscorredores exclusivos darão maisagilidade e isso vai reduzir o tempo deviagem dos ônibus. “A viagem doBairro Santa Fé, por exemplo, que erade 1h20, com os corredores e osterminais funcionando irá reduzir para50 minutos. Fazemos ummonitoramento diário desses temposde viagem, sempre avaliando para queo tempo de viagem fique cada diamenor. Com isso, o usuário terá maisconforto e um serviço melhor”,explicou.

Para garantir o funcionamento doscorredores exclusivos, os consórciosde ônibus estão adquirindo novoscarros. “Esses carros que estão sendoadquiridos são maiores, climatizados ecom portas dos dois lados para quepossa facilitar o embarque edesembarque nos corredores econtarão ainda com wi-fi”, enfatizou.

O superintendente reforça que esse éum processo de mudança muitoradical no sistema de transportespúblicos de Teresina, mas que precisaser feito. “Sabemos que é umamudança grande, e exatamente porisso, precisamos estar sempremonitorando para que o sistemapossa funcionar da melhor maneirapossível”, finalizou.

 

Fonte: Prefeitura de Teresina

Humberto Júnior
Humberto Júniorhttps://www.1bertojunior.com
Amante da tecnologia e desafiador.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui