35.2 C
Picos

Prefeitura de Francisco Macedo realiza primeiro encontro do Espectro Autista e chama atenção para a causa

#

Com o intuito de compreender e sensibilizar a população, a Prefeitura de Francisco Macedo, no Piauí, através das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, realizou na tarde desta terça-feira, dia 23 de abril, o primeiro encontro do Espectro Autista.

O evento, que teve como tema “Desmistificando o processo de diagnóstico: compreendendo o caminho para o reconhecimento”, foi realizado no auditório Francisco das Chagas Alencar, reunindo pais e responsáveis, profissionais e autoridades.

Na oportunidade, a palestra magna foi proferida pela psicopedagoga Leonarda Macedo, que abordou a temática central do evento, oferecendo informações valiosas sobre o espectro autista. “Recebi com muito carinho esse convite para abordar sobre o tema autismo, e mesmo com poucos casos com baixa incidência de diagnóstico, a prefeitura se sensibilizou, para trabalharmos essa temática. Gostaria de fazer um chamamento, principalmente para que não pode vir, buscando informações através das secretarias, que possuem profissionais aptos para avaliação. No ensejo, parabeniza a gestão pública que tem feito acompanhamento e dado total assistência, o que me faz entender, o acolhimento desse público atípico.” Disse.

O encontro proporcionou, ainda, o acolhimento e a disseminação de informações através da discussão de temas importantes, como o que é o autismo, como funciona o tratamento e o acolhimento da família através das conversas.

Além disso, o advogado Guilherme, que presta serviço de assessoria jurídica para a Câmara de Francisco Macedo, ministrou uma palestra sobre os direitos e deveres, voltada para o Benefício de Prestação Continuada (BPC). “Considerando o contexto de nossa região, onde muitas pessoas enfrentam precariedades, é crucial compartilharmos informações sobre os direitos e deveres, especialmente no que diz respeito ao Benefício de Prestação Continuada. Este auxílio, reconhecido como um amparo desde 2012 para pessoas com deficiência, é uma oportunidade significativa para aqueles que preenchem os critérios necessários. Estamos aqui para assegurar que essas informações cheguem às mãos certas, proporcionando apoio efetivo às pessoas que mais precisam.” Relatou.

O evento também contou com a presença da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ester Damares, a secretária de Educação, Reneuda Maria, a coordenadora da Atenção Básica, Everalda Araújo, as assistentes sociais Sara Leal e Jéssica Guiomar, além de outros profissionais e membros da comunidade em geral.

Mais fotos;

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas