A Prefeitura de Francisco Macedo do Piauí, esta realizando uma ação de apoio aos pescadores da região que sobrevivem da pesca. A iniciativa se deu em razão do período de piracema, que Conforme o decreto municipal, lei n.º 25/2022, proíbe a pesca na Barragem do Estreito até o dia 31 de março de 2023.
Matéria relacionada — Prefeitura de Francisco Macedo — PI estende proibição da pesca na Barragem de Estreito
Para ajudar os pescadores a enfrentarem o período de defeso, a gestão realizou a distribuição de sextas básicas para os trabalhadores da pesca, com o intuito de garantir que os pescadores tenham condições de sustentar suas famílias, garantindo um mínimo de segurança alimentar para essas pessoas.
A ação, realizada através da Secretaria Municipal de Assistência Social, foi muito bem recebida pelos pescadores da região, que agradeceram o apoio da Prefeitura de Francisco Macedo. Segundo eles, a iniciativa foi fundamental para garantir o sustento das famílias durante o período de piracema, o qual é um momento muito difícil para quem vive da pesca.
O prefeito, Adeilson Antão, destacou a importância da ação para a comunidade de pescadores da região. Segundo ele, a Prefeitura está empenhada em apoiar os trabalhadores da pesca e garantir que eles tenham condições dignas de trabalho e sustento para suas famílias. Ele também afirmou que outras ações estão sendo planejadas para ajudar os pescadores durante o período de piracema.

“Temos procurado de todas as formas possíveis ser solícitos às demandas da população, entre elas, está a preservação do meio ambiente. Existe uma grande preocupação no tocante ao setor ambiental, especialmente no período defeso, na preservação de espécies nativas da bacia hidrográfica, da barragem do Estreito, e apesar da incompreensão por parte de algumas pessoas, o que queremos é o melhor todos. Se não tivermos consciência, podemos ter um grande colapso no futuro, de nada adianta fazer tudo sem regra nenhuma, para no amanhã sermos iguais a outros municípios da região, que por falta de preservação, seus pescadores não têm mais suas fontes de renda através da pesca.” Disse o gestor.
