33.6 C
Picos

Prefeitos, Vereadores e Representantes da Sociedade Civil participaram de reunião contra fechamento da agência do Banco do Brasil de Jaicós-PI; Veja

#

Na tarde desta terça-feira (27), Representantes de seis municípios da região participaram de uma reunião realizada na Câmara Municipal de Jaicós. Em pauta, o status de agência bancária para o banco do Brasil. A reunião teve início às 16 horas e durou aproximadamente três horas.

A falta de dinheiro circulando na cidade, por conta da destruição da agência no dia 31 de janeiro do presente anoonde referida agência foi alvo de uma quadrilha especializada em roubo a bancos está prejudicando seriamente o comércio local, desde então, a agência funciona parcialmente, sem a realização de transações financeiras com dinheiro em espécie.

Dessa forma, toda a sociedade que depende da agência tem se mobilizado e organizado eventos. Uma comissão foi formada com vereadores da cidade de jaicós, onde percorreram todas as cidades da região: Francisco Macedo, Belém do Piauí, Massapê, Padre Marcos e Patos do Piauí, com principal objetivo de mobilizar toda população e as autoridades.

Na abertura da reunião o Prefeito Municipal, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, falou da importância da agência no município, por ser a única na região e pelo grande número de pessoas que dela necessitam. Destacou também que à agência é uma das que mais dão lucro no Estado, e falou de retrocesso que é seu fechamento. “É de se lamentar uma cidade como Jaicós voltar ao passado, fazer comerciantes arriscarem suas vidas levando muita quantidade de dinheiro para outras cidades, já que aqui em Jaicós a agência parou de funcionar. Muito obrigado a cada um que se faz presente na reunião desta tarde, estamos aqui para debater, ouvir cada ponto de vista e ver o que pode ser feito com relação a agência na nossa cidade”, concluiu o prefeito. 

Na oportunidade o Presidente da Casa e os demais vereadores bem como outros representantes da sociedade, questionaram os motivos da mudança para posto de atendimento e reivindicaram dos representantes o retorno à condição de agência bancária com numerários.

O Governador da comissão dos comerciantes e ex-presidente da câmara municipal de Jaicós, popularmente conhecido como Chico Tauá, pediu a palavra e comentou sobre o fechamento do banco. “Depois do acontecido de imediato procurei o prefeito Nenem de Edite, depois falei com o Dep. Federal Júlio césar e posteriormente me reuni com comerciantes da nossa cidade em busca de respostas, criamos uma comissão dos comerciantes e reunimos mais 170 empresários de toda essa região, que dependem do banco, e nos últimos dias realizamos uma andança por todos os municípios vizinhos falando com sindicalistas e agricultores, e é por isso que estamos aqui hoje para impedir o fechamento dessa agência, não é justo que um banco que está há 36 anos na nossa cidade deixe nós comerciantes de mãos atadas”.

O Presidente da Câmara Municipal de Jaicós, Jessé Gonçalves, explanou sua indignação com o fechamento. “Não somente como representante desse poder, mas também como cidadão, vejam bem como que fica a vida de um aposentado, um senhor de idade, que já não tem mais condições de se locomover a Picos que é a agência mais próxima, e eu não estou levando em consideração os custos, que são vários. Cito como exemplo: a passagem e a alimentação. Além disso, tem a questão da locomoção, pois onde que um senhor de 70, 80 anos de idade tem condições de se locomover a picos. Outra coisa sem a agência aqui em Jaicós como fica a vida dos comerciantes. Eu esperava que vocês do banco apresentassem uma notícia boa, que o banco iria voltar a funcionar como antes, imaginava que já poderiam estipular o dia da reabertura, vendo que o banco não quer trabalhar mais com numerários na cidade não vejo alternativa a não ser procurar outro banco”. Pontuou o presidente.

Depois de ouvir todas as argumentações, o gerente administrativo, Flávio Felipe Matos, fez uma breve fala, onde reafirmou que agência não será fechada, mas que, inicialmente, funcionará sem numerários, e frisou que esse modelo de posto de atendimento e auto-atendimento se tornará uma tendência. Na oportunidade deixou algumas coisas claras, entre elas destacou que reforma da agência já foi autorizada e deverá custar em torno de 600 mil reais. Ao finalizar, o gerente disse que as colocações apresentadas na reunião serão levadas para a Superintendência e para a Presidência do Banco.

O gerente administrativo incentivou o uso da economia digital com a utilização de serviços por meio de aplicativos e cartões de crédito e débito.

Em entrevista ao portal Infonewss, o gerente administrativo, Flávio Felipe Matos, falou sobre a impressão que ele leva da reunião. “ A reunião foi muito positiva, as pessoas prestigiam e valorizam a presença do Banco do Brasil aqui em Jaicós. o que nós percebemos foi uma união conjunta da sociedade em prol de todos, e também uma excelente oportunidade para a gente explicar quais são as alternativas que banco vai oferecer a partir de agora ”.

Prefeitos ameaçam mudar de Banco caso agência de Jaicós não volte a funcionar integralmente;

O prefeito de Jaicós se manifestou contrário a afirmação do representante da Superintendência de que o Banco funcionaria sem numerários, e afirmou que, sem dinheiro, o Banco do Brasil não interessa para Jaicós. Disse ainda, tirar a folha de pagamento dos servidores. “Se o banco não tiver uma decisão concreta sobre o Jaicós, eu irei tomar as providências e tirar todos os servidores municipais do Banco do Brasil e buscar outra agência bancária para Jaicós”.

Em entrevista ao portal infonewss, o Prefeito de Jaicós-PI, Nenen de Edite, comentou sobre a reunião e deixou sua manifestação caso o banco não reabra com numerários. “ Vamos aguardar o que foi debatido hoje, nós temos um prazo em sintonia com todos os prefeitos que fazem parte da associação, ou seja, todos que depende da agência, e é nesse prazo curto que eles vão dar a resposta para nós, caso não tomem as devidas providências, já estamos decididos, isto é, todas as prefeituras que dependem da agência do Banco do Brasil em Jaicós vão procurar  outro Banco’’.

O prefeito de Massapê do Piauí, Francisco Epifânio Carvalho Reis (Chico Carvalho) destacou que toda nossa região passa por um momento muito tenso financeiramente, e frisou que, “O sentimento é de atraso. Uma cidade centenária como Jaicós, que há 36 anos tem uma agência fomentando a economia da região, e de repente deixar de tê-la, é um retrocesso”. E Finalizou dizendo de forma muito clara: “só queremos o Banco do Brasil em Jaicós se for para atender como antes ou melhor. O Banco que nós queremos é o Banco do Brasil, caso contrário, vamos sim  buscar outra alternativa, porque é inconcebível nossa região ficar sem um Banco operando como era antes, isto é, com numerário”.

Antoniel de Sousa Silva (Toninho), prefeito de Caridade do Piauí e presidente da Associação de Municípios do Vale do Itaim, destacou sua preocupação com o fechamento do Banco e que vai lutar para que o Banco do Brasil reabra o mais rápido possível. “Eu estive em Brasília junto com o prefeito Neném de Edite tratando dessa questão aqui de Jaicós e mostramos as dificuldades de ter uma agência como (P.A). O que nós queremos, e temos que lutar juntos com vocês, e junto com os 22 municípios que fazem parte do vale do Intain, é buscar de todas as formas uma alternativa para reabertura do Banco, e se for trabalhar dessa forma que estão propondo tem que ser para todas as agências do nosso Estado e não somente para a agência da cidade de Jaicós”.

Toninho ainda afirmou que o caso do Banco do Brasil em Jaicós está na pauta do encontro da Associação, que acontecerá no dia 14 de abril e contará com a participação de 22 municípios. “Jaicós e os outros municípios da jurisdição da agência não estão só. Nós vamos fazer uma carta aberta e buscar as alternativas necessárias para reverter essa situação. Caso contrário, vamos fazer como muitos colegas prefeitos estão fazendo, levando as folhas de pagamento para os Bancos privados e trabalhando com quem tem condições de atender as necessidades da população, dos comerciantes, e fazendo circular o dinheiro dentro do município”, pontuou.

Estiveram presentes na reunião os Presidentes das Câmaras Municipais, Jessé Gonçalves (de Jaicós), Bernardino Carvalho (de Belém), Francisco Osérias (de Patos), Rafael Silva (de Massapê) e Roberval Conrado Lima líder Politico e ex-presidente (Padre Marcos), o secretário de Agricultura de Francisco Macedo, Sebastião Alencar, os empresários Chico Tauá, Moisés Dias e José Bento de Carvalho (Zé Bentim), O vereador de Belém-PI Francisco Felipe, os vereadores de Jaicós, João Bosco, Francisca Rodrigues, Sirlene Lopes, Antônio Robert, Divino Macedo, os vereadores de Massapê, Rivaldo Carvalho, Nonato Apolônio, José Juvaldi, José Duruteu e Mariane Farias, o vereador de Patos, José Hélio, os vereadores de Padre Marcos, Antônio Chiquinho e Geydson Matos, a presidente regional do Sinte, Fatanildes Carvalho, a representante da Igreja Católica, Aureni Paiva, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaicós, Aldenides Carvalho, o advogado Lamec Carvalho, além do gerente do Banco do Brasil em Jaicós, Wilson Stefani.

Confira Algumas fotos da Reunião;

 Da Redação, Infonewss.com

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui