31.4 C
Picos

POLITICA | Sete deputados estaduais mudam de partido com janela partidária no Piauí;

#

Até o último sábado (7) quatro deputados estaduais resolveram mudar de partido a partir da chamada janela partidária. A janela é um período que permite a troca de sigla sem a perda do mandato. Ao todo sete deputados estaduais trocaram de partido na Assembleia Legislativa do Piauí. Até seis meses antes das eleições, os candidatos aos cargos em disputa nas urnas precisam estar filiados ao partido pelo qual vão concorrer aos cargos.

Com as mudanças o PSD foi o partido que teve a maior redução, já que perdeu dois parlamentares e ficou apenas com um deputado. O PTB perdeu dois parlamentares, mas continua com dois deputados na bancada. O PDT, que tinha dois deputados, ficou com apenas um parlamentar. O DEM e o SD passaram a ter deputados a partir das mudanças, com um parlamentar cada.

Entre os partidos que terminaram a janela com bancadas maiores estão o PSB, com 4 deputados, e o Progressistas, que ficou com 3 parlamentares. O PSDB, mesmo com as trocas, se manteve com 3 deputados estaduais. O MDB, maior bancada da Assembleia Legislativa, também continua com seis parlamentares.

Deixaram o PSD os deputados estaduais Dr Pessoa, agora no SD, e Edson Ferreira que foi para o PSDB. No PTB o deputado estadual Hélio Isaias foi para o Progressistas e a deputada estadual Liziê Coelho para o MDB. O PDT ficou com um parlamentar a menos a partir da ida de Robert Rios para o DEM. O PSDB perdeu o deputado estadual Firmino Paulo, que era presidente estadual do partido, para o Progressistas. O PSB teve o ingresso da deputada estadual Juliana Moraes Sousa.

Bancada federal tem uma mudança

Na Câmara dos Deputados, nenhum dos 10 parlamentares eleitos pelo Piauí anunciou mudança de partido a partir da janela partidária. Já no Senado Federal o senador Elmano Férrer, deixou o MDB pelo Podemos no último sábado (7).

No governo do estado gestores de 21 órgãos da administração estadual se afastaram para concorrer às eleições deste ano. Nas mudanças 11 deputados estaduais reassumiram suas cadeiras na Assembleia Legislativa, dois deputados federais voltaram para a Câmara dos Deputados e um secretário deixou o cargo para tentar uma vaga de deputado estadual pela primeira vez.

Fonte:G1

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui