Na tarde da última sexta-feira (27), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma barra de ouro pesando 346 gramas e 200 ml de um líquido análogo a mercúrio na BR-316, em Campo Grande do Piauí. Os produtos estavam em posse de um homem de 56 anos, que foi preso em flagrante.
Durante a abordagem, os agentes solicitaram a documentação do veículo e do motorista, além de realizarem uma inspeção nos equipamentos obrigatórios. Foi então que descobriram a barra de material semelhante a ouro.
Ao ser questionado, o condutor afirmou que havia recebido o material de um terceiro em Centro Novo do Maranhão, com destino a Santa Luz, na Bahia, onde pretendia entregá-lo. Ele também admitiu não possuir autorização para o transporte do ouro.
Além disso, na fiscalização, os policiais encontraram duas garrafas plásticas de 200 ml com um líquido que aparentava ser mercúrio, uma substância altamente tóxica que requer autorização para transporte.
Diante das evidências, o homem, o veículo e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Fronteiras. Ele deverá responder, inicialmente, por Usurpação de bem ou matéria-prima da União.