Em alusão ao Dia Nacional da Juventude (DNJ), na ultima terça-feira (30), uma palestra foi realizada pela Pastoral da Juventude de Belém do Piauí, para os alunos da rede estadual de ensino de Belém do Piauí, no colégio Estadual Sebastião de Sousa (CESS).
A palestra foi ministrada pela assessora diocesana da Pastoral da Juventude irmã Silvana, com o tema: ‘Juventude construindo uma cultura de paz’, com o objetivo de combater a violência, incentivo ao protagonismo a juventude, tendo em vista a garantia dos para a juventude, importante papel do jovem neste processo.
Assessora diocesana da Pastoral da Juventude irmã Silvana
“A gente acredita, que para que a juventude construa uma cultura de paz, ela precisa ter os direitos básicos, humanos garantidos. “, comentou a irmã Silvana.
Durante o evento, foram realizadas atividades, dramatizações e apresentações de cartazes, com intuito de chamar a atenção dos alunos para aspectos de interesse dos próprios jovens, como educação, políticas públicas, comunicação, violências domesticas, aborto, racismo entre outros.
História do DNJ
O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ acontece em todo o país todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto nos anos eleitorais, quando a data é alterada, como neste ano.
Veja fotos:
[rl_gallery id=”25985″]
FOTOS: Márcio Santos