Pix por aproximação começa a funcionar hoje (28); saiba como usar

SP - PIX/TRANSAÇÕES/LIMITE - ECONOMIA - Imagem ilustrativa do logotipo Pix exibido em um smartphone. Banco Central confirmou na última quinta-feira (23) a aprovação de medidas para prevenir ou reduzir fraudes em serviços de pagamento. Entre elas está a limitação para R$ 1 mil em pagamentos e transferências realizados entre 20 horas e 6 horas da manhã - horário menos comum para realização de atividades bancárias tradicionais e propensa para aplicação de fraudes. As alterações devem entrar em vigor até 4 de outubro. 27/09/2021 - Foto: CRIS FAGA/ESTADÃO CONTEÚDO

O PIX por aproximação começa a ser disponibilizado pelas instituições financeiras nesta sexta-feira (28). Trata-se de uma nova modalidade de pagamento que permite aos usuários realizarem transações financeiras de forma mais rápida, conforme regulação do Banco Central.

 Nessa nova forma, o PIX pode ser realizado sem necessidade de acessar o aplicativo do banco para cada transação.

Os usuários podem realizar pagamento apenas aproximando o celular de um terminal de pagamento, tornando o processo mais ágil em comparação ao método tradicional de QR Code. Essa tecnologia pode ser integrada a carteiras digitais como Apple Pay, Samsung Pay e Carteira do Google. As transações nesse modelo terão limite padronizado de R$ 500, mas o cliente poderá alterar o valor máximo por transação ou por dia.

Como ativar

Para ativar o PIX por aproximação é necessário verificar se o banco ou instituição financeira oferece essa modalidade de pagamento. Em seguida, o cliente deve acessar o aplicativo do banco e procurar pela opção de ativação do PIX por aproximação.

Após a ativação, o usuário precisa vincular a conta bancária à carteira, assim como é feito com cartões de crédito. A partir disso, basta selecionar a opção de pagamento por aproximação no aplicativo do banco ou na carteira digital e aproximar o celular do terminal de pagamento para concluir a transação.

Fonte: SBT News