24.5 C
Picos

Piauí tem 77% dos domicílios beneficiados com 120 mil kits de conversores digitais

#

Em entrevista nesta sexta-feira (20) o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros informou que o Piauí já tem 77% dos domicílios com sinal digital. A previsão do presidente da Anatel é que até o dia 30 de maio o índice de beneficiados chegue a 90%. Juarez Quadros participou da entrega de novos kits e explicou como será o processo de desligamento do sinal analógico.

O presidente da Anatel informou que 120 mil kits já foram entregues e outros 30 mil ainda serão distribuídos no Estado. A previsão da Anatel é que até 2023 o sinal analógico seja desligado em todo o país. No dia 30 de maio acontece o desligamento do sinal analógico em Teresina, Demerval Lobão, Lagoa do Piauí, Nazária e Timon (MA).

“Na véspera do dia 30 será feita novamente uma pesquisa de campo com o Instituto Ibope para ver se chegou realmente a determinação ministerial que é no mínimo 90% dos domicílios digitais” explicou Juarez Quadros.

Presidente da Anatel participou da entrega de kits em Teresina (Foto: Divulgação/Seja Digital)

Presidente da Anatel participou da entrega de kits em Teresina (Foto: Divulgação/Seja Digital)

Como adquirir o conversor digital?

Os beneficiários de programas sociais, como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, ou Minha Casa, Minha Vida têm direito ao recebimento de um kit com antena e conversor. Para adquirir o conversor digital, é preciso primeiro fazer um agendamento através do número 147 ou pelo site Seja Digital.

Ainda conforme Juarez Quadros, para realizar o cadastro o beneficiário deve informar o Número de Inscrição Social (NIS) ou o CPF. Caso seja contemplado, deve receber o kit no ponto de distribuição, que em Teresina fica localizado na agência dos Correios, na Avenida Antonino Freire, 1407, Centro.

“No ato do agendamento as pessoas podem combinar o local de recebimento. Pode até ser aqui na agência dos Correios. Aqui tem um pessoal que orienta como instalar todo equipamento. Depois leva para casa, instala e vai assistir com o sinal digital” disse o presidente da Anatel.

Como instalar o conversor digital?

O beneficiado pelo kit do conversor digital recebe uma antena que será instalada na área externa da residência e junto com a antena acompanha um cabo que faz a interligação até conversor.  (Foto: Reprodução/TV Clube)

O beneficiado pelo kit do conversor digital recebe uma antena que será instalada na área externa da residência e junto com a antena acompanha um cabo que faz a interligação até conversor. (Foto: Reprodução/TV Clube)

Para assistir à televisão através de um sinal digital, é necessário o uso de antena e de um conversor digital, ou ainda que o aparelho de TV seja equipado com um conversor interno.

O beneficiado pelo kit do conversor digital recebe uma antena que será instalada na área externa da residência e junto com a antena acompanha um cabo que faz a interligação até conversor. No conversor, há outros três cabos nas cores vermelho, amarelo e branco que serão conectados na TV.

O diretor de projetos especiais da Rede Globo, André Dias explicou sobre a mudança de sinal e das oportunidades de adquirir o conversor para aqueles que não tem o direito de ganhar o equipamento de forma gratuita.

“Aquelas pessoas que não tem o direito de ganhar o conversor devem acompanhar porque a gente vai tentando desenvolver junto com o varejo local, alguns feirões para que elas possam adquirir por menores preços e em melhores condições, o kit de conversor digital” disse o diretor.

FONTE: G1 Piauí

Humberto Júnior
Humberto Júniorhttps://www.1bertojunior.com
Amante da tecnologia e desafiador.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui