A comitiva participa de eventos em Esperantina e Teresina.
Com objetivo de acompanhar os profissionais cooperados cubanos do Programa Mais Médicos no Piauí e verificar as condições de integração com a comunidade, moradia e qualidade de vida dos profissionais, o estado recebe, neste sábado (3), o embaixador de Cuba no Brasil, Rolando González; a cônsul-geral de Cuba em Salvador, Laura Torres, e comitiva.
O evento será realizado no município de Esperantina, às 11h, no Centro Estadual de Educação Profissional Leonardo Dasdores. Participarão do evento 51 médicos de 14 municípios da região de Esperantina.
Atualmente, o Piauí conta com 342 profissionais atuando pelo programa em 140 municípios, dentre eles, 202 são cubanos. Com a metodologia da assistência domiciliar do Mais Médicos, o profissional se dedica e se envolve integralmente com comunidade e, muitas vezes, dessa relação são construídos laços de amizade, criando um sentimento de pertencimento com o local.
Segundo a coordenadora do Mais Médicos, Idvani Braga, “o programa mudou a realidade dos moradores de diversos municípios do Piauí, com essa assistência mais próxima. Os cooperados cubanos mudaram a forma como as pessoas entendiam a assistência em saúde aqui no nosso Estado”.
Seguindo a agenda, ainda no mesmo dia, a comitiva se encontra às 15h com a prefeita de Esperantina, Vilma Amorim. No domingo (4), se encontra com cubanos residentes na região de Teresina e, na segunda-feira (5), às 11h, participa de audiência com o governador do Estado, Wellington Dias, no Palácio de Karnak.