22.8 C
Picos

Piauí foi escolhido pelo Governo Federal para lançamento de Programa de Transformação Digital

#

O Piauí foi o escolhido para o lançamento do Programa de Transformação Digital do Governo do presidente Lula (PT). As estratégias de implementação nos municípios foram apresentadas ao presidente Lula (PT), na manhã desta sexta-feira (21), pela ministra Gestão, Ester Week.

A ministra destacou o avanço do Piauí nos últimos 20 anos, tornando-se o estado mais desenvolvido em governo digital do Brasil como motivo para a escolha.

“O estado deu um salto inacreditável nesses 20 anos que a gente tem aqui. E hoje é outra vez o Estado mais desenvolvido em governo digital. E acho que esse é um mérito dos ex-governadores, da ex-governadora Regina Sousa também, porque aqui a gente tem uma quantidade de serviços à disposição da população digitais incríveis”, avaliou. 

A Estratégia Nacional é um conjunto de recomendações e orientações para que o Governo Federal, os estados e os municípios construam suas próprias estratégias de governo digital, buscando a ampliação e a simplificação do acesso a serviços públicos. Entre seus princípios estão a busca por um Estado brasileiro mais inclusivo, eficaz, inteligente, transparente, participativo e sustentável.

Week enfatizou os avanços na saúde digital no Piauí, que servirão de exemplo para a estratégia de saúde digital do governo federal.

Ela também mencionou que o Piauí é o estado que mais emitiu carteiras de identidade nacional proporcionalmente à sua população, com 20% dos piauienses já portando a nova carteira.

“Eu acho que com a atuação do Rafael Fonteles até o final já vai ser possível a população toda”, disse.

A ministra descreveu que a Estratégia Nacional de Governo Digital visa integrar municípios e estados na transformação digital.

O secretário de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí, André Macedo, destacou que esse anúncio é um desafio para garantir esse desenvolvimento tecnológico.

“É com grande orgulho que recebemos o lançamento da Estratégia Nacional de Governo Digital aqui no Piauí, durante a Caravana Federativa. Isto significa que o Governo Federal notou que no nosso estado estão as iniciativas mais avançadas na promoção de transformação digital. Este ato também nos desafia, particularmente, a trabalhar com mais afinco para garantir o nosso objetivo que é desenvolver ecossistemas de inovação, fortalecer cadeias produtivas e desburocratizar o serviço público com o uso de inteligência artificial, trabalhando em colaboração com municípios, sociedade e órgãos governamentais”, pontuou André Macedo, que acompanhou o encerramento da Caravana direto do Centro de Convenções.

Fonte: Cidade Verde por aula Sampaio

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas