
A Secretaria da Justiça do Piauí entregou, nesta segunda-feira (29), a reforma e ampliação do segundo pavilhão da Penitenciária Dom Abel Alonso Nuñez, em Bom Jesus (PI), no sul do estado. O secretário da Justiça, coronel Carlos Augusto, também participou da inauguração da panificadora e da malharia na unidade penal.
Foram criadas 92 novas vagas no pavilhão “C”, elevando a capacidade total para 132. O investimento visa adequar o número de vagas à quantidade de reeducandos custodiados na unidade.

A panificadora funcionará tanto como espaço para cursos e capacitação profissional da mão de obra carcerária quanto para a produção interna de pães e bolos. Recentemente, os internos participaram de um curso de panificação e confeitaria em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Além disso, foi inaugurada uma malharia, que oferecerá oficinas e confeccionará os uniformes dos reeducandos.

“Estamos entregando aqui praticamente uma nova unidade, algo que já virou rotina em nossa administração. Entregamos a panificadora, a malharia e ainda vamos implantar a marcenaria e a fábrica de blocos de concreto, seguindo a orientação do governador Rafael Fonteles de transformar o sistema e promover o trabalho e o estudo em todas as unidades penais. Agradecemos ao Ministério da Justiça, à Secretaria Nacional de Políticas Penais, aos policiais penais e às equipes multidisciplinares”, ressaltou o secretário Carlos Augusto.

