Pela primeira vez em 200 anos, Procissão do Fogaréu acontece sem fiéis em Oeiras

Em 2020 foi a primeira vez em quase 200 anos de tradição que a Oeiras não teve as tradicionais procissões na comemoração da Semana Santa. As determinações para o isolamento social, para conter a pandemia de coronavírus, têm modificado as tradições religiosas pelo Piauí, e os religiosos buscam usar a criatividade para criar soluções permitir fiéis participem das celebrações mesmo de casa.

Tradicionalmente, durante a quinta-feira da paixão, milhares de fiéis tomam as ruas de Oeiras carregando lamparinas para simbolizar a busca dos soldados romanos por Jesus Cristo durante os dias que antecederam sua morte. Na última quinta-feira (9), as lamparinas foram acesas e colocadas diante da Catedral Nossa Senhora da Vitória, desta vez simbolizando os fieis

Missa foi celebrada sem a presença dos fieis em Oeiras, no Piauí — Foto: Diocese de OeirasMissa foi celebrada sem a presença dos fieis em Oeiras, no Piauí — Foto: Diocese de Oeiras

Missa foi celebrada sem a presença dos fieis em Oeiras, no Piauí — Foto: Diocese de Oeiras

A missa foi celebrada pelo padre Possidônio Júnior e o bispo Edilson Soares, e transmitida ao vivo nas páginas da Paróquia Nossa Senhora da Vitória nas redes sociais, e os fieis puderam acompanhar sem desrespeitar o isolamento social.

Nesta sexta-feira da Paixão (10), a celebração também acontece na Catedral, e será transmitida pelas redes sociais da paróquia.

Em 2019, milhares de pessoas participaram da Procissão do Fogaréu em Oeiras  — Foto: Lucas Marreiros/G1 PIEm 2019, milhares de pessoas participaram da Procissão do Fogaréu em Oeiras  — Foto: Lucas Marreiros/G1 PI

Em 2019, milhares de pessoas participaram da Procissão do Fogaréu em Oeiras — Foto: Lucas Marreiros/G1 PI

Escapar da solidão

Nas quadras 10 e 11 do Conjunto Santa Fé, em Teresina, a coordenadora da catequese da paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Regina Mendes organizou os moradores para rezarem diariamente o Terço da Misericórdia, mas respeitando o isolamento social.

“É uma forma da gente escapar dessa solidão toda, desse isolamento, e de se reencontrar. Tem nos ajudado bastante”, relatou.

Fieis fazem celebração da quinta-feira Santa na porta de casa, em Teresina — Foto: Arquidiocese de TeresinaFieis fazem celebração da quinta-feira Santa na porta de casa, em Teresina — Foto: Arquidiocese de Teresina

Fieis fazem celebração da quinta-feira Santa na porta de casa, em Teresina — Foto: Arquidiocese de Teresina

Da porta de suas casas, cada família se reúne e mata a saudade dos vizinhos. Com seus terços nas mãos, eles rezam juntos por cerca de uma hora, e depois conversam, mesmo à distância, e falam sobre como têm passado a quarentena.

Nesta quinta-feira (9), os vizinhos prepararam uma mesa com fatias de pão e um cálice de vinho, e fizeram a celebração da eucaristia. Nesta sexta (10), eles se preparam para relembrar a via sacra, os momentos de sofrimento de Cristo até a crucificação.

Ao todo são onze famílias participam, mas segundo Regina, o grupo tem crescido com a presença de moradores de outras quadras do conjunto. “Espero que a ideia se multiplique!”, disse Regina.

Fieis rezam terço da porta de suas casas no conjunto Santa Fé, em Teresina — Foto: Arquivo pessoalFieis rezam terço da porta de suas casas no conjunto Santa Fé, em Teresina — Foto: Arquivo pessoal

Fieis rezam terço da porta de suas casas no conjunto Santa Fé, em Teresina — Foto: Arquivo pessoal

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio  — Foto: Getty Images via BBCLavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio  — Foto: Getty Images via BBC

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas das formas de se prevenir:

Dicas de prevenção contra o coronavírus  — Foto: Arte/G1Dicas de prevenção contra o coronavírus  — Foto: Arte/G1

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

FONTE: G1 PI