Na última segunda-feira, 11 de novembro, o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) do município de Fronteiras–PI, foi reconhecido como um dos 25 melhores núcleos do estado.
O reconhecimento aconteceu durante o Festival dos NUCAs realizado em Teresina e celebrou o engajamento juvenil em diversas iniciativas sociais.
O evento reuniu núcleos de várias cidades do Piauí para compartilhar experiências e boas práticas que têm fortalecido a participação dos jovens em suas comunidades.
Representando o NUCA de Fronteiras, a articuladora do Selo UNICEF, Inácia Ribeiro, e a mobilizadora do NUCA, Michelle Sousa, estiveram presentes acompanhadas pelos adolescentes Luiza Clarice e Pietro, que representaram os demais membros do NUCA de Fronteiras.
Durante o festival, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar suas principais iniciativas, participando de atividades que incluíram oficinas, apresentações culturais e exposições sobre os eixos temáticos trabalhados pelos núcleos.
O evento teve início no Parque da Cidadania, com credenciamento, atividades lúdicas, e apresentações que destacaram as ações de cada município. Em seguida, os representantes de cada cidade confeccionaram uma arte coletiva, registrando suas marcas e assinaturas, reforçando o compromisso com a cidadania e o desenvolvimento social.
A certificação recebida pelo NUCA de Fronteiras é um reconhecimento pelo esforço e dedicação dos adolescentes em temas cruciais para o seu desenvolvimento social e pessoal, especialmente na mitigação dos riscos climáticos. Esta conquista reflete o compromisso da gestão municipal e do núcleo com a formação cidadã dos jovens, promovendo um impacto positivo nas comunidades locais.
Um dos grandes destaques do festival foi a escolha da adolescente, Luiza Clarice, como representante do Estado do Piauí para um evento em Brasília, dando maior visibilidade ao município de Fronteiras.
A mobilizadora do NUCA, Michelle Sousa falou sobre a conquista. “A premiação fortalece o propósito de dá continuidade ao compromisso de cooperar com o futuro dos jovens e das comunidades onde atuam”, afirmou.
Fonte: Folha Atual