23.9 C
Picos

Município de Belém do Piauí recebe carreta do Sesc saúde mulher e vai realizar mais de 200 exames de mamografia e citologia

#

A Prefeitura Municipal de Belém do Piauí, através da Secretaria de Saúde juntamente com o Serviço Social do Comércio (SESC), realizou nesta segunda-feira, 15, na Unidade Básica de Saúde Adão Batista de Oliveira a solenidade de abertura aos atendimentos do Projeto Saúde da Mulher.

O Serviço Social do Comércio (SESC) Saúde Mulher tem como objetivo contribuir com a promoção da saúde da mulher, por meio da implantação de unidades móveis, que realizam exames para prevenção do câncer de mama e do colo do útero, além de ações educativas para a promoção da saúde.

O veículo está estacionado na referida UBS, e vai disponibilizar aproximadamente, 250 exames, onde serão atendidas pessoas do município entre os dias 15 e 19 de julho, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, com uma média de 36 pessoas por dia. A Unidade Móvel é equipada com mamógrafo digital, estação de trabalho, negatoscópio, banheiro e uma tenda externa com espaço para as ações educativas.

Todos os exames ofertados são gratuitos, sendo o exame de câncer de mama destinado a mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos ou maiores de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama, e o exame citopatológico (Papanicolau) do câncer de colo do útero, podendo ser realizado por mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram ou tem atividade sexual.

Durante a solenidade que deu início aos atendimentos, a assistente social do Sesc Mulher, Maria José, falou sobre a excelente recepção no município e destacou que o Sesc Saúde Mulher está equipado com o que há de mais moderno em termo de tecnologias de mamografia e suas aplicações para o diagnóstico.

Seguidamente o Secretário Municipal de Saúde, Nil Boeiro, falou sobre quanto é importante a pareceria entre Sesc e a Prefeitura com grande apoio do prefeito Ademar Carvalho.  “É uma parceria que vai trazer resultados positivos para a saúde da população de Belém, especialmente, para a saúde da mulher”, destacou o Secretário.

“Firmamos esta parceria com o SESC, buscando o rastreamento e prevenção das doenças que mais atingem o público feminino, para que nossa população seja atendida e se previna de doenças como câncer de mama e do colo do útero.”

Logo após as oratórias, foi realizado o desenlace da fita, por conseguinte todas as autoridades presentes conheceram as instalações da Carreta, e em seguida, os atendimentos tiveram início.

Estiveram presentes na solenidade de abertura, o vice-prefeito Francisco Reis (Tico), os vereadores Bernardino Carvalho, presidente da Câmara Municipal, Antônio Marcelino (Seu Antônio), Luís de Sousa Carvalho (Luisinho), e os secretários municipais Nil Boeiro (Saúde), Anaías Carvalho (Assistência Social), Sherlyn Oliveira (Administração), e Edson Ribeiro (Cultura), além da ex-prefeita Débora Noronha e profissionais da saúde.

Veja fotos;

[rl_gallery id=”71357″]

Da redação, Infonewss.com

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui