“Não vou me calar, podem invadir minha fazenda”, comentou. “Digo que quem está preso é um marginal que roubou a nação”, afirmou o empresário, que é pré-candidato a deputado federal pelo PROS. Ele afirmou que seu símbolo de campanha será uma “granada sem pino”.

A polícia já retirou os manifestantes no local. Segundo o empresário, foram levados papéis e ferramentas da fazenda. A defesa de Maroni irá tomar as medidas judiciais cabíveis, disse ao UOL.

Segundo o MST, Maroni “agrediu sexualmente diversas mulheres, expondo o corpo de muitas trabalhadoras do sexo perante centenas de homens em uma festa no dia 6”.

A fazenda, de cerca de 1,7 mil hectares, já esteve envolvida em processos trabalhistas. Atualmente, cerca de 85% do terreno da fazenda foram arrendados pela Raízen, ligada à Shell, para produção de cana de açúcar.

Dono do Bahamas distribui cerveja para festejar prisão

Invasão a TV e bloqueios

Em discurso na noite de segunda-feira (16) em Brasília, o coordenador do MST, João Pedro Stedile, defendeu invasões de terra como forma de pressionar pela liberação de Lula. “Nós vamos ocupar nesta semana terras porque queremos o Lula livre”, disse.

Na avaliação dele, a TV Globo é a grande inimiga dos movimentos de esquerda. “Não pode deixar a Rede Globo em paz: joguem ovos ou joguem o que tiverem. A Globo é a nossa inimiga”, defendeu.

Nesta terça, a sede da TV Bahia em Salvador, afiliada da TV Globo no estado nordestino, foi invadida por membros do MST. O ato era contra a detenção do ex-presidente Lula, que está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde o dia 7 de abril.

Em nota, a emissora disse que os manifestantes “forçaram o portão da empresa munidos de facões –conforme relato dos seguranças patrimoniais–, equipamentos de som e bandeiras”. “A Rede Bahia respeita a liberdade de expressão. Defende vigorosamente a liberdade de imprensa e a segurança dos profissionais que trabalham no exercício da comunicação, destacando que o trabalho do jornalista e da imprensa são direitos constitucionais assegurados e que contribuem significativamente para a democracia”, traz a nota. “A hostilidade sofrida hoje representa uma agressão aos meios de comunicação do estado e a todos os profissionais de imprensa”.

Reprodução/Facebook/MST
Integrantes do MST invadem a sede da TV Bahia em Salvador, afiliada da TV Globo

Em Candiota, na região sul do Rio Grande do Sul, manifestantes do MST também fecharam a BR-293 em mais uma ação contra a detenção de Lula.

No Paraná, integrantes do MST realizaram protestos em seis praças de pedágio, liberando a cancela dos pedágios. Não houve pontos de bloqueio nas estradas do estado, segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal).

Na segunda-feira (16), integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) invadiram o tríplex do Guarujá (SP) que é centro do processo que levou Lula à prisão. O imóvel, que será leiloado, foi desocupado horas depois pela policia.

Fonte: Uol