28.1 C
Picos

Meteoritos caíram entre os municípios de Alegrete, Campo Grande, Jaicós, Marcolândia e Padre Marcos no Piauí

#

Na madrugada do último sábado (13 de julho), um fenômeno iluminou o céu da região sudeste do Piauí e estados adjacentes (Ceará e Pernambuco), em que um meteoro que fez a ‘noite virar dia’ rasgou pela atmosfera da Terra.

Matéria relacionada: Meteoro atravessa atmosfera acima do Piauí e clarão é registrado em cidades da região de Picos

A Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) confirmou que o fenômeno se trata de um “bólido”, um meteoro super luminoso gerado pela passagem atmosférica de uma rocha espacial em alta velocidade.

Devido à interação com a atmosfera da Terra, o “super bólido” se desintegrou, resultando em diversos fragmentos menores. A Bramon, estima que tem uma grande quantidade de meteoritos em solo na região próximo aos município de Padre Marcos, Alegrete do Piauí, Belém do Piauí, Campo Grande do Piauí e Jaicós.

Após analises, com base em dados, vídeos e informações enviados e colhidas, um pequeno asteroide atingiu a atmosfera sobre o Estado do Piauí. O objeto que atingiu a atmosfera foi estimado em algo entre 2 e 3 metros de diâmetro.

A Rede calculou que a rocha espacial atingiu a atmosfera da terra em um ângulo de 51° em relação ao solo e começou a brilhar a cerca de 73 km de altitude sobre o município de Ingazeira, no Piauí. O objeto seguiu a 51 mil km/h percorrendo 55 km em pouco menos de 4 segundos e desapareceu a cerca de 30 km de altitude ao sul do município de Padre Marcos.

Marcos Zurita, da Bramon, destacou ainda que graças a atmosfera, mesmos objetos um pouco maiores como o registrado, não oferecem grandes riscos para população em solo.

“Ela [atmosfera] trata de vaporizar grande parte do material além de fragmentar todo pedaço que resistir. Os fragmentos que resistem e chegam ao solo são chamados de meteoritos, e tem grande valor para ciência, museu e colecionadores”, explicou.

O portal de notícias, InfoNewss foi um dos primeiros meios de comunicação do País a divulgar os registros da passagem do ‘super bólido’ por meio de câmeras de segurança, obtendo quase 200 mil visualizações no Instagram.

Identificando Meteoritos (Fragmentos de Meteoro)

Para os curiosos e entusiastas de astronomia, identificar fragmentos de meteoro pode ser uma tarefa fascinante. Dicas para reconhecer fragmentos:

  1. Magnetismo: A maioria dos fragmentos de meteoro é magnética devido à alta concentração de metais como ferro e níquel. Use um ímã para verificar.
  2. Peso: Os meteoritos costumam ser mais densos e pesados do que as rochas terrestres de tamanho semelhante.
  3. Crosta de Fusão: Fragmentos de meteoro geralmente apresentam uma crosta de fusão preta, resultado do intenso calor gerado ao entrar na atmosfera.
  4. Superfície Lisa: A superfície dos meteoritos pode ser relativamente lisa, com marcas de fluxo ou pequenos buracos, conhecidos como regmaglifos.
Imagem Ilustrativa

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas