Na madrugada do último sábado (13 de julho), um fenômeno iluminou o céu da região sudeste do Piauí e estados adjacentes (Ceará e Pernambuco), em que um meteoro que fez a ‘noite virar dia’ rasgou pela atmosfera da Terra.
Matéria relacionada: Meteoro atravessa atmosfera acima do Piauí e clarão é registrado em cidades da região de Picos
A Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) confirmou que o fenômeno se trata de um “bólido”, um meteoro super luminoso gerado pela passagem atmosférica de uma rocha espacial em alta velocidade.
Ver essa foto no Instagram
Devido à interação com a atmosfera da Terra, o “super bólido” se desintegrou, resultando em diversos fragmentos menores. A Bramon, estima que tem uma grande quantidade de meteoritos em solo na região próximo aos município de Padre Marcos, Alegrete do Piauí, Belém do Piauí, Campo Grande do Piauí e Jaicós.
Após analises, com base em dados, vídeos e informações enviados e colhidas, um pequeno asteroide atingiu a atmosfera sobre o Estado do Piauí. O objeto que atingiu a atmosfera foi estimado em algo entre 2 e 3 metros de diâmetro.
A Rede calculou que a rocha espacial atingiu a atmosfera da terra em um ângulo de 51° em relação ao solo e começou a brilhar a cerca de 73 km de altitude sobre o município de Ingazeira, no Piauí. O objeto seguiu a 51 mil km/h percorrendo 55 km em pouco menos de 4 segundos e desapareceu a cerca de 30 km de altitude ao sul do município de Padre Marcos.
Marcos Zurita, da Bramon, destacou ainda que graças a atmosfera, mesmos objetos um pouco maiores como o registrado, não oferecem grandes riscos para população em solo.
“Ela [atmosfera] trata de vaporizar grande parte do material além de fragmentar todo pedaço que resistir. Os fragmentos que resistem e chegam ao solo são chamados de meteoritos, e tem grande valor para ciência, museu e colecionadores”, explicou.
O portal de notícias, InfoNewss foi um dos primeiros meios de comunicação do País a divulgar os registros da passagem do ‘super bólido’ por meio de câmeras de segurança, obtendo quase 200 mil visualizações no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Identificando Meteoritos (Fragmentos de Meteoro)
Para os curiosos e entusiastas de astronomia, identificar fragmentos de meteoro pode ser uma tarefa fascinante. Dicas para reconhecer fragmentos:
- Magnetismo: A maioria dos fragmentos de meteoro é magnética devido à alta concentração de metais como ferro e níquel. Use um ímã para verificar.
- Peso: Os meteoritos costumam ser mais densos e pesados do que as rochas terrestres de tamanho semelhante.
- Crosta de Fusão: Fragmentos de meteoro geralmente apresentam uma crosta de fusão preta, resultado do intenso calor gerado ao entrar na atmosfera.
- Superfície Lisa: A superfície dos meteoritos pode ser relativamente lisa, com marcas de fluxo ou pequenos buracos, conhecidos como regmaglifos.