sexta-feira, 30 julho 2021
Casa / Municípios / Massapê do Piauí / Massapê do Piauí realiza dia ‘D’ e vacina todos os profissionais de Educação contra a Covid-19

Massapê do Piauí realiza dia ‘D’ e vacina todos os profissionais de Educação contra a Covid-19

A Prefeitura de Massapê do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira, 09 de maio, o ‘Dia  D da Educação’ e vacinou contra a Covid-19, todos os trabalhadores da educação básica do município.

A aplicação da primeira dose da vacina  dos profissionais de educação  aconteceu na escola João Manoel da Costa, durante todo o dia.  No horário matutino, foram vacinados os profissionais com idade entre  40 e 59 anos, e no período vespertino, os trabalhadores  de 18 a 39 anos.

Mais de 100 profissionais foram vacinados. O primeiro profissional a receber a vacina, foi o professor efetivo do município, Juvanir Carvalho. O motorista de transporte escolar, Marcelo da Silva, também está entre os primeiros trabalhadores que foram imunizados.

O prefeito de Massapê do Piauí, Rivaldo Carvalho, acompanhou a vacinação dos primeiros profissionais de educação, ladeado da primeira dama Lucileide Carvalho, da  vice-prefeita, Bruna Leal, e dos secretários municipais de Educação, Leonel Lopes e de Saúde, Maria Carvalho e da coordenadora da atenção básica, Claudete Batista.

O prefeito de Massapê, Rivaldo Carvalho, disse que  o processo de imunização vai permitir o retorno das aulas com mais segurança. “Avançamos em uma  importante etapa no plano de imunização, a vacinação de todos os trabalhadores da educação básica, e para a nossa  gestão é  momento  muito gratificante, porque representa esperança, e principalmente mais  segurança para o retorno das aulas presencias, então quando todos receberem as duas doses da vacina, iremos nos planejar para dar início as aulas presencias”, disse.

O professor Eduardo Coutinho, que atua há 10 anos da rede municipal como educador, falou sobre o sentimento em receber a vacina. “O sentimento é de muita alegria e de alívio por estar recebendo essa primeira dose da vacina, e ao mesmo de angústia pelos nossos parentes e amigos que ainda não foram vacinados, como também de tristeza pela perca de muitas pessoas conhecidas por não terem recebido a vacina, que é algo que deixou muito a desejar em nosso País”, disse.

Ele destacou a vacina como um passo significativo para o retorno às salas de aulas presenciais. “A vacina traz esperança. Sabemos que voltar a normalidade vai levar tempo, mesmo com a vacinação em massa da população,  mas é a primeira dose de esperança, para que  as aulas presencias voltem, sabemos que nossos alunos tem dificuldades  com as aulas remotas, o professor em sala aula não tem nada que substituía e essa vacinação dos docentes de nosso munícipio traz a esperança do retorno das nossas aulas presenciais, seja com pouco ou muitos alunos, mas é a segurança para voltarmos e assim tentarmos suprir o que ficou em falta nesse tempo de pandemia”, afirmou.

Eduardo finalizou expressando gratidão. “Desejo a todos que sejam vacinados, que tenhamos  muita saúde, paz e que sejamos gratos a Deus hoje e sempre,  por estarmos aqui recebendo essa primeira dose, porque sabemos que teve muita gente não teve a oportunidade de receber essa vacina”, finalizou.

O professor José Alexandre Lopes Filho, mais conhecido com Zé Filho, atua na educação municipal há 23 anos. “A vacina traz uma maior tranquilidade, claro que acima de tudo está  Deus, mas a ciência ajuda e a vacina vai proporcionar mais segurança para toda a classe para que  logo possamos voltar com aulas presenciais. Quero ainda expressar gratidão as equipes de saúde, aos profissionais de forma geral que estão na linha de frente, que sempre cuidaram bem de todos  que passaram momentos difíceis, onde muitos perderam entes queridos e deixar meu recado aos negacionistas, que entrem nessa luta  junto conosco para combatermos esse vírus”, frisou.

O secretário de Educação, Leonel Lopes, disse que a vacina é esperança de dias melhores para educação. “Nós profissionais de educação estamos recebendo a primeira dose da vacina e com isso a esperança de podermos retornar com aulas presencias”, disse.

Leonel reforçou  que com a imunização de todos os profissionais, a educação planeja voltar com as aulas presenciais, de forma gradual, no segundo semestre.  “Estamos com um ano em meio com nossos alunos afastados na sala de aula, e estes necessitam da presença do professor, pois eles enfrentaram dificuldades para estudar  em casa, e mesmo com ajuda dos pais, não é suficiente para se obter uma aprendizagem satisfatória, então o retorno das aulas presenciais é de muita urgência e a gente espera que seja o mais rápido possível”, disse o gestor da pasta, que ainda agradeceu a Deus pelo momento, ao SUS,  e a toda gestão pelo suporte na vacinação.

A vice-prefeita, Bruna Leal, que já atuou como secretária de educação, falou sobre a vacinação dos trabalhadores da pasta. “Hoje é um dia muito importante,  estou emocionada, pois no meu ponto de vista, os profissionais de educação, deveriam estar desde o início dentro dos prioritários da vacinação, visto que é uma área extremamente importante e tem sido uma das mais prejudicada pela pandemia. Com as aulas remotas, os professores estão tentando dar ao máximo de si, assim como a gestão para oferecer uma educação o mais próximo possível  da qualidade almejada, mas agente sabe que não deixa de estar prejudicada, por não estar tendo a aula presencial, e a única forma segura de retorno às salas de aula, é com a vacinação dos profissionais, então é um passo muito importante para que possamos voltar com as aulas presencias”, destacou.

A secretária de Saúde, Maria Lúcia Carvalho, ressaltou sobre a satisfação de mais um grupo prioritário está sendo imunizado.  “É com muita satisfação e gratidão que estamos dando, hoje, mais um passo, que é vacinação em massa dos profissionais da educação, onde traz  uma injeção de ânimo, uma expectativa, uma esperança para o retorno  das aulas presenciais de forma gradual”.

Maria Lucia repassou dados atuais sobre a vacinação no município. “Hoje o município já aplicou doses da vacina em 22,88% da população, então é uma alegria sabermos que estarmos avançando. Nossos profissionais estão, semanalmente, vacinando as pessoas seguindo Plano Nacional de Imunização e a cada etapa aumenta em nós o desejo de que possamos  vacinar a população em massa, e esperamos que isso esteja breve. A gestão não tem medido esforços para dar agilidade a vacinação, assim que recebemos as doses”, explicou.

Lucinha como é mais conhecida,  informou  que o município está realizando a campanha de acordo com o que preconiza o calendário vacinal e que paralelo à vacinação dos trabalhadores de educação do município, estão sendo vacinados as pessoas com comorbidades e doenças permanentes graves acima de 18 anos.

Segundo ela, o município já aplicou  2.300 doses de vacinas, e que aos poucos, a vacina vai alcançando a maioria das residências dos massapeenses. “Esses dados, já nós traz a sensação de que está dando certo. Nosso município está com poucos casos e com as bênçãos de Deus vamos passar por essa pandemia, sem registrar óbito em nosso município, pois nossa população tem correspondido a isso, as vezes, tem um relaxamento e os casos aumentam, mas logo as próprias pessoas recuam, porque entendem que o cuidado é individual.  A saúde assiste, acompanha, dar o suporte necessário, mas os cuidados é de cada um quando usa sua máscara, se previne com a higienização e evita aglomeração, e pedir ainda que mantenham esses cuidados, mesmo sendo vacinado a pandemia continua, é essencial seguir as medidas”, concluiu.

Fotos: Danilo Bezerra, Cidades na Net

Fonte: Ascom

Sobre Márcio Lopes

Colaborador do Portal Info Newss.

Verifique também

Equatorial Piauí energiza linhas de distribuição em São Julião

O município de São Julião, localizado no sul do estado, ganha mais segurança energética e …