22.8 C
Picos

Marcolândia intensifica combate à poliomielite com “Dia D” de vacinação

#

A Prefeitura de Marcolândia–PI, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã deste sábado, 8 de junho, o “Dia D” da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. A iniciativa ocorreu na Estratégia de Saúde da Familía Posto Novo Milênio e na Secretaria de Saúde.

A ação contou com a participação ativa de todos os profissionais da Atenção Primária em Saúde, incluindo agentes de saúde, enfermeiros e técnicos em enfermagem, para garantir uma cobertura vacinal homogênea em todo o município.

O principal objetivo da ação foi reforçar a imunização e a proteção das crianças contra a poliomielite, uma doença altamente contagiosa. Marcolândia se juntou a diversas cidades do país que estão realizando mutirões para reduzir o número de crianças não vacinadas e fortalecer as medidas para a erradicação da doença.

Lançada pelo Ministério da Saúde em 27 de maio, a campanha nacional, vai até 14 de junho, com a meta de imunizar pelo menos 95% do público-alvo – cerca de 13 milhões de crianças menores de 5 anos.

Além da vacinação contra a poliomielite, a ação também incluiu a administração de outras vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente. Esta abordagem ampla visa garantir uma proteção completa contra diversas doenças preveníveis.

Poliomielite, ou pólio como é conhecida, é uma doença viral que pode causar paralisia e, em casos extremos, levar à morte. A transmissão ocorre principalmente pelo contato com fezes infectadas, e a vacinação é essencial para prevenir a disseminação do vírus.

A secretária municipal de saúde, Domitilia Alencar, enfatizou a importância da vacinação. “A vacinação é fundamental para prevenir a propagação de doenças altamente contagiosas como a poliomielite. É essencial que todos os responsáveis estejam atentos às campanhas de vacinação para garantir que todas as crianças sejam imunizadas conforme o calendário vacinal,” afirmou.

Prefeito Dr. Corinto Matos implanta Programa Piauí Saúde Digital em  Marcolândia - Info Newss

Domitilia ressaltou ainda que, “Marcolândia se alinha ao esforço global para manter as crianças protegidas e contribuir para a erradicação da poliomielite e outras doenças preveníveis por vacinação, utilizando a vacinação em massa como uma estratégia eficaz para controlar e prevenir surtos.” Pontuou.

Fotos;

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas