Mais de 400 presos foram beneficiados pela saidinha temporária no Piauí na última sexta-feira (20). A previsão é que os detentos retornem aos presídios até o próximo dia 26 de dezembro.
De acordo com Reginaldo Moreira, diretor de Administração Penitenciária da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), a Polícia Penal, em conjunto com outras forças de segurança, está realizando fiscalizações para evitar eventuais fugas durante o período.
“Ela começou na sexta-feira e vai até o dia 26 de dezembro. Nós temos 424 internos nessa condição, mas eu quero tranquilizar a população piauiense que já existe um trabalho de fiscalização da Polícia Penal com as outras forças de segurança”, destacou o diretor.
Reginaldo Moreira ressaltou que, durante a saidinha temporária do Dia das Crianças, realizada em outubro, o índice de presos que não retornaram foi inferior a 3%, reforçando o controle e a fiscalização sobre os beneficiários.
“No mês de outubro, no saidão do Dia das Crianças, a evasão daquele preso que saiu e não retornou foi abaixo de 3%. Então demonstra que existe uma fiscalização tanto do poder judiciário quanto das forças de segurança”, afirmou.
A recente promulgação da Lei 14.843 introduziu alterações importantes no regime de saidinhas temporárias. Com a nova regra, o benefício está restrito a presos considerados de baixa periculosidade e pode ser concedido exclusivamente para fins educacionais. Essa mudança, no entanto, aplica-se apenas a detentos sentenciados após a entrada em vigor da legislação.
“A saída temporária é um benefício legal que acontece ordinariamente todos os anos. Assim foi no Dia das Crianças e agora no Natal”, concluiu Reginaldo Moreira.
Fonte: Cidade Verde