sexta-feira, 30 julho 2021
Casa / Municípios / Belém do Piauí / Live do ‘Belarraiá do Caboclo Nordestino’ acontecerá nesta sexta-feira (23) em Belém do Piauí

Live do ‘Belarraiá do Caboclo Nordestino’ acontecerá nesta sexta-feira (23) em Belém do Piauí

Pela primeira vez, o tradicional “Belarraiá do Caboclo Nordestino”,  promovido pela Prefeitura Municipal de Belém do Piauí – PI, através da Secretaria de Cultura, vai ser celebrado de forma online.

O evento cultural, realizado anualmente no mês de Julho, no povoado Caboclo,  proporciona lazer e entretenimento para a população, além de manter viva uma das manifestações populares mais tradicionais do nordeste brasileiro.

A mais tradicional festa de São João da região sudeste do Estado, famosa por arrastar milhares de pessoas, será revivida na próxima sexta-feira, 23, por meio da live cultural da Lei “Aldir Blanc”, após ser cancelada na edição de 2020, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

A live será  transmitida no canal Secretaria de Cultura, no YouTube e reunirá cantores e grupos musicais locais e artistas contemplados com recursos da Lei Aldir Blanc no município.

 – Canal da Secretaria Municipal de Cultura no YouTube

O secretário de Cultura, Desporto e Lazer, Edson Ribeiro, comentou sobre o evento.

“Estaremos revivendo a nossa tradicional festa junina, relembrando  em todas as suas edições, o Belarraiá do Caboclo Nordestino, uma festa tradicional que acontece desde o ano de 2014. Em paralelo, serão realizadas apresentações, com os artistas contemplados com recursos da Lei Aldir Blanc”, frisou o secretario.

O secretário da pasta listou algumas das apresentações. O cantor gospel Ezequiel e Banda, Amanda Carvalho, cantor e ex-vocalista das bandas Malla 100 Alça e Marcelo & Rayane James Cardoso, repentista Vitorino Bezerra, guitarrista Steve Rômulo, Joãozinho dos Teclados, Xiau Show, sanfoneiro Ozanan Barros e Trio Escorrega Lá Vai Um, Dj Mikael, e o poeta e professor Jailson Araújo.

O evento junino contará ainda, com a apresentação da tradicional quadrilha junina da comunidade Russim, em que na oportunidade  apresentará o tradicional  casamento matuto.

Também acontecerá exposições de culinária, artesanato local e uma breve apresentação e explicação da história e origens do tradicional reisado.

O evento será realizado nas instalações da escola municipal José de Moura Leal, a partir das 19h30, com acesso restrito a população em geral.

Sobre Humberto Júnior

Cofundador do Portal Info Newss e amante da tecnologia.

Verifique também

Lei obriga local de repouso e proíbe plantões de mais de 24h para profissionais de enfermagem no Piauí

O governador Wellington Dias (PT) sancionou a lei que garante obrigatoriedade de instalação de ambiente adequado de …