33.7 C
Picos

Isaías Coelho e Campinas do Piauí iniciam vacinação de adolescentes contra Covid; primeiras cidades do estado

#

Os municípios de Isaías Coelho e Campinas do Piauí serão os primeiros a iniciar a vacinação contra a Covid-19 de menores de 18 anos sem comorbidades no estado. Serão contemplados inicialmente, segundo as Secretarias de Saúde das cidades, adolescentes entre 15 e 17 anos.

O imunizante aplicado será da Pfizer/Biontech, único autorizado até o momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a faixa etária.

Isaías Coelho

De acordo com a Secretaria de Saúde de Isaías Coelho, a vacinação será iniciada nesta quinta (19) na Unidade Básica de Saúde do município para:

  • adolescentes entre 15 e 17 anos sem comorbidades;
  • adolescentes com comorbidades entre 12 e 17 anos.

“Finalizamos a vacinação do público de 18 a 59 anos há alguns dias e decidimos dar continuidade ao processo, vacinando adolescentes. Também está acontecendo a ‘repescagem’, que é a vacinação do público mais velho que não estava na cidade ou não estava em condições de tomar a vacina e não compareceu na data indicada inicialmente”, informou a secretária de Isaías Coelho, Crizângela Campos.

Campinas do Piauí

Ao G1, a Secretaria de Saúde de Campinas do Piauí informou que, a partir das 14h desta quarta-feira (18), serão vacinados:

  • adolescentes com comorbidades entre 12 e 17 anos.

Conforme um levantamento feito pela secretaria, esse público é composto por cerca de 30 pessoas. Assim, a previsão é que até sexta-feira (20) seja iniciada a vacinação de:

  • adolescentes de 15 a 17 anos.

“Tanto Isaías Coelho quanto Campinas do Piauí têm comunidades quilombolas, então recebemos uma grande quantidade de imunizantes, o que acelerou nosso calendário de vacinação. Finalizamos a vacinação do público de 18 a 59 anos há alguns dias e decidimos dar continuidade ao processo”, informou a secretária de Campinas do Piauí, Renizy Pereira.

Até o dia 16 de agosto, Isaías Coelho recebeu 8.755 doses de vacina contra a Covid-19. De acordo com o Vacinômetro, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), 5.312 pessoas receberam a primeira dose do imunizante, o que equivale a 62,14% da população do município. Destas, 2.795 também receberam a segunda dose da vacina, ou seja, 34,48%.

Ainda conforme a Sesapi, a cidade de Campinas do Piauí recebeu 6.869 doses da vacina e 3.833 pessoas receberam a primeira dose do imunizante, isto é, 68,29% da população. Destas, 1.444 pessoas também receberam a segunda dose da vacina, o que equivale a 27,51%.

Vacinação de adolescentes no Brasil

A vacinação deste público deve ser realizada em cidades onde a população adulta vacinável já deve ter tomado pelo menos uma dose do imunizante.

Fonte: G1 Piauí

Márcio Lopes
Márcio Lopeshttps://www.infonewss.com
Colaborador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas