sábado, 24 julho 2021
Casa / Outros destaques / HU será o primeiro centro de referência no tratamento de obesidade no Piauí

HU será o primeiro centro de referência no tratamento de obesidade no Piauí

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) implementará mais um procedimento e tratamento na Unidade Hospitalar, desta vez contra a obesidade. De acordo com o diretor do HU, Dr. Paulo Márcio, o hospital se tornará referência como um centro de tratamento da obesidade, sendo o primeiro do estado do Piauí com o tratamento específico.

Em entrevista ao programa Bom Dia Meio Norte, o médico destacou que o centro contará com a tecnologia videolaparoscopia, que é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva e sem cortes realizada por auxílio de uma endocâmera. Além disso, o prazo de apresentação para o centro está previsto para daqui a 60 dias.

Hospital Universitário da UFPI. (Foto: Reprodução/Ricardo Morais)

“As cirurgias serão destinadas aos obesos mórbidos, pois sabemos que os obesos nesta condição realmente são os que vivem menos por causa das inúmeras complicações que esta doença determina. Agora com o Covid ficou claro, se mostrando implacável, assim como outras doenças como trombose, infarto, diabetes, hipertensão, além de doenças mentais como a depressão”, destacou o médico.  

Com investimentos de quase R$ 1 milhão, a implementação do centro de referência terá três etapas. Na primeira contará com reforma, adequação e compra de equipamentos específicos para o centro cirúrgico, frutos de emendas parlamentares do deputado federal Átila Lira.

Já na segunda etapa será a compra de insumos específicos para as cirurgias que será garantida pela emenda do senador Elmano Ferrer. E a terceira etapa será a aquisição de materiais físicos através do deputado federal Júlio Cesar.

As cirurgias destinadas aos obesos mórbidos serão ofertadas exclusivamente através do Sistema Único de Saúde (SUS).

OitoMeia

Sobre Márcio Lopes

Colaborador do Portal Info Newss.

Verifique também

Advogado é indiciado por estupro e vai responder por 4 importunações sexuais

O advogado Jefferson Moura Costa, 45 anos, foi indicado pela Delegacia da Mulher Centro por …