22 C
Picos

Hemocentro de Picos registra baixa no estoque de bolsas de sangue;

#

O Hemocentro Regional de Picos, nos últimos meses, está com baixa na quantidade de bolsas de sangue para determinados tipos sanguíneos, necessitando de doações para normalização do estoque. A assistente social do órgão, Valdênia Leite, informou que quando apresenta este tipo de deficiência é necessário solicitar no Hemopi da capital Teresina.

“O estoque do Hemocentro esse mês, diminui um pouco, os doadores que estão aparecendo este mês é mais aqueles de reposição, o chamado doador familiar”, resumiu.

Valdênia explicou que ainda não está prevista nenhuma campanha para o mês de abril, mas reforçou o pedido à população para que possam realizar sua doação.

“Pedimos a população em geral e aos voluntários de sangue, que apareçam para fazer doações, pois através dessas salvamos muitas vidas, de pacientes que chegam com urgência e emergência nos hospitais, necessitando de sangue. E é com o sangue do doador voluntário que salvamos estas vidas”, disse.

Ela relata ainda que os voluntários além de estar salvando vidas, tem alguns benefícios que vão desde de um check-up geral que inclui vários exames de sangue como: classificação sanguínea, sífilis, doença de chagas, hepatite B e C, HIV 1 e 2 HTLV 1 e 2.

Se um dos doadores apresentar alguma alteração, será encaminhado para o serviço de Assistência Social e em seguida encaminhado para um médico especializado para fazer os procedimentos necessários.

Requisito para se tornar um doador de sangue

  • Estar em boas condições de saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos – pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade
  • Pesar no mínimo 50kg
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
  • Estar alimentado, sendo que a ingestão de alimentos gordurosos deve ser evitada nas 4 horas que antecedem a doação.
  • Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Fonte: Grande Picos

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui