18.5 C
Picos

Governador Wellington Dias destaca importância do resgate da cultura indígena no Piauí;

#

Wellington abriu a 16º Semana dos Povos Indígenas no estado.

O governador Wellington Dias participou, nesta quinta-feira (12), da abertura da 16ª Semana dos Povos Indígenas. O evento é realizado de 12 a 19 de abril pelo Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes e conta com uma vasta programação que ressalta a importância do resgate da cultura indígena no Piauí e no Brasil.

Segundo o chefe do Executivo estadual, o governo continuará trabalhando e buscando os meios legais para reconhecer as comunidades indígenas no estado. “Todos precisam saber que no Piauí existe índio sim. Vamos proporcionar a solução dos problemas e solicitações das tribos, incluindo educação, saúde e geração de renda dentro da sua realidade. Também temos acompanhado todas as questões sobre litígio de terras e teremos bons resultados”, destacou Wellington.

Comemoração da semana do Indio

O evento vai contar com a presença de lideranças indígenas piauienses, tais como os Tabajaras e Tapuios, de Piripiri, Canto da Várzea e Lagoa do São Francisco, e os Kariris, de Queimada Nova. “É um momento importante para nós, onde podemos lutar pelos nossos direitos. Foi nesta comemoração que surgiu a oportunidade de nos destacarmos, mobilizando e mostrando a importância de resgatar a cultura indígena no Piauí. É um evento que nos fortalece muito”, disse o cacique Henrique, das tribos Tabajara e Tapuio. As tribos têm 102 famílias reconhecidas como indígenas.

Durante esta semana, o Museu do Piauí recebe diversas visitas, dentre elas, a dos alunos de escolas estaduais. “Estamos sempre presentes no museu, trazendo os alunos para conhecer e prestigiar a nossa cultura e arte. Nesta semana dos povos indígenas, eles verão a importância que tiveram na construção do nosso espaço geográfico e na história do Piauí e do Brasil. A presença dos índios aqui é muito interessante para o aprendizado dos discentes”, pontuou a professora do Liceu Piauiense Clemilda Bandeira.

De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Bid Lima, o evento reconhece e mostra a importância dos índios para o país e abre espaço para a luta das tribos por seus direitos. “Nesta semana, é válido refletir sobre a importância do índio no país, na nossa constituição, formação e evolução. É preciso refletir, mas acima de tudo, é necessário que ações sejam realizadas e o governo já deu um grande pontapé articulando ações que possam inserir o índio, ou melhor, nos inserir na sua cultura, para entendermos que eles vieram antes e fazem parte da nossa história”, ressaltou a gestora.

Comemoração da semana do Indio

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui