21.8 C
Picos

FRANCISCO MACEDO – Aniversário de 27 anos do grupo de jovens JCA é comemorado em Missa de Ação de Graças;

#

O evento foi realizado no último domingo, 11, na Igreja de São Francisco, o grupo de jovens JCA, que significa “Jovens Construindo Amor”, de Francisco Macedo, comemorou seus 27 anos de caminhada com Missa celebrada pelo pároco Pe Ismael.

A simples ideia de formar um grupo que animasse as celebrações religiosas da Capela de São Francisco, da Comunidade ”Canabrava”, hoje Francisco Macedo, tomou proporções maiores. Criado em 10 de Março de 1991, por Odair líder na época e conjunto com a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e com a participação de jovens que tinham como objetivos: evangelizar a juventude através da Pastoral da Juventude. Hoje orgulha toda a comunidade paroquial pela belíssima trajetória missionária traçada pelos seus integrantes. São 27 (vinte e sete) anos de caminhada cristã do grupo JCA.

A liturgia ficou assim distribuída: Presidente da Missa: Padre Ismael, referencial da juventude na Diocese; Ministras: Aline e Raimunda; Comentaristas: Aparecida e Antonizete; Leituras: Gonzaga Filho, Josy (salmo) e Kamanda; Cantos: Thaislane, Sarah, Ester, Jocielly, Douglas e Romão; Preces: Shirley, Ébert, Thiago Richelme, Ana Aparecida e Awanny. Na barraca Franciscana, vendendo lanches: Aparecida, Kamanda, Antonizete, Marciela, Ana Aparecida, Tainara. Com a ata Thais Lima.

Após a missa, apresentações culturais foram realizadas sobre os ciclos da violência e a violência contra a mulher. As apresentações foram feitas  pelo JCA, Mandacarú e Vila Serrânea e mostrou os fatores que levam as mulheres a serem vítimas, infelizmente, de violência. Entre os principais fatores merecem destaque os seguintes: medo de que o agressor torne-se ainda mais violento, concretizando ameaças, caso esta o denuncie ou o abandone; esperança de que o agressor mude o seu comportamento, fazendo cessar a agressão; preocupação com a manutenção da integridade da família e vergonha de expor publicamente os episódios de violência.

Além dos grupos mencionados, contou-se com a presença também das localidades: Estreito, Passagem Funda, Alegrete, Marcolândia, Boa Vista, Malhada Alta e Mucambo. Na ocasião, estiveram presente também o Presidente de Honra do JCA: Odair Lopes, a coordenadora Paroquial da Pastoral da Juventude na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e a Secretária paroquial: Josy Silva e Thaislane. A ata foi escrita por Luiz Gonzaga Lopes Filho.

Segundo Sarah Laeeny, Coordenadora do grupo JCA, o grupo consegue e conseguiu manter ate hoje sua linda trajetória, porque sempre temos pessoas que insistem na juventude. “A gente mesmo quando desanimados, o grupo em si persiste para não deixar cair, convidamos, nos reunimos, e sempre que podemos vamos atrás dos jovens, por intermédio da coordenação, acessores, padres e até mesmo os membros”, finalizou Sara.

Da redação, infonewss.com

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui