A seca no Piauí nos últimos anos tem deixado o nordestino repleto de tristeza. No entanto, nos últimos três dias, devido as primeiras chuvas, com maior intensidade, na referida região, os moradores tem expressado sua alegria com o acúmulo de água. Tem-se por exemplo, o rio Curimatá, localizado na cidade de Francisco Macedo, em que o acúmulo de água é tamanho, que chega a ser festejado nas redes sociais, de forma eufórica, pela população.
Para a felicidade dos moradores de Francisco Macedo e demais cidades circunvizinhas, o rio Curimatá se aproxima da barragem do Estreito com um acúmulo imenso de água. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a beleza da água correndo rumo a barragem supracitada.
Um dos registros mostra as primeiras águas do Rio Curimatá em um interior do município de Francisco Macedo.
Veja o vídeo colhido nas redes sociais;
Barragem do Estreito
A Barragem do Estreito está localizada no município de Francisco Macedo, na divisa com o município de Padre Marcos. A referida barragem chegou a transbordar em 09 de abril de 2008, no entanto, hoje se encontra com menos de 15% de sua capacidade.
A Barragem do Estreito tem 20,40m (vinte metros e quarenta centímetros) de altura e capacidade máxima de reserva de 23,885 milhões de metros cúbicos de água. Sua construção começou na década de 90, mas só em setembro de 2007 foi concluída.
O projeto do Governo do Estado visava levar água a cinco cidades da região, as cidades beneficiadas seriam: Alegrete, Caldeirão Grande, Francisco Macedo, Marcolândia e Padre Marcos que até então a única cidade que era beneficiada, no entanto, Belém do Piauí também começou a ser abastecida pela barragem do estreito, tendo em vista que seu reservatório ( barragem do caboclo), como pode ser visto pela a imagem abaixo, acabou secando completamente.
Essa “transposição” de água não previsto inicialmente acabou sobrecarregado a barragem do estreito, o que acabou contribuindo para a diminuição de água nos últimos anos, causando grande preocupação para toda a população. Por isso, com toda razão, a população festeja as recentes chuvas.
Prefeito de Belém do Piauí decreta situação de Emergência por falta de água, Confira;
Da Redação, Infonewss.com