18.5 C
Picos

Fortes chuvas devem continuar no Centro e Norte do Piauí até a próxima semana

#

As fortes chuvas que alarmam o Piauí neste trimestre de 2018, prometem continuar a todo vapor. As previsões dão conta de temporais para a faixa Norte e Nordeste pelo menos esta semana. O risco da chuva moderada a forte persiste para o centro Norte do Piauí, do Maranhão e também sob o Ceará, incluindo as capitais dos três estados.

O tempo seco predomina no decorrer da semana apenas no centro-sul do Piauí e no interior da Bahia. Pancadas de chuvas fracas a moderadas são esperadas para os demais estados do Leste do Nordeste no decorrer da semana.

Em Teresina, o prefeito Firmino Filho decretou estado de emergência por 90 dias.

PRINCIPAIS FATORES 

A chuva intensa foi provocada pelas áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) – que se intensificou sob a costa norte do Brasil em março deste ano. Desde o início do ano, as chuvas intensas fazem passagem pelo Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e centro-norte do Maranhão.

Apesar dos estragos causados, a elevação no armazenamento de água em vários açudes regionais aumentou exponencialmente. Para os meteorologistas, o período chuvoso dura até maio, quando ocorre a chegada do período seco no Piauí.

Fonte: Terra

Humberto Júnior
Humberto Júniorhttps://www.1bertojunior.com
Amante da tecnologia, desafiador e cofundador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui