Ex-Jovem Senadora, estudante belenense atinge 960 pontos na redação do Enem

A estudante de escola pública Yasmin de Carvalho Leal, de 17 anos, Jovem Senadora em 2019, atingiu a nota de novecentos e sessenta (960), pontos na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No ano de 2019, a  aluna do colégio estadual, Centro Educacional Sebastião de Sousa, em Belém do Piauí, foi selecionada a partir de um concurso de redação, para participar do programa Jovem Senador, em Brasília. 

– Estudante de Belém do Piauí vence etapa estadual do concurso Jovem Senador

Questionado sobre o seu desempenho na redação, Yasmin contou que ficou surpresa, pois em um ano atípico, onde surgiram várias dificuldades que o impossibilitava de estudar da forma que ela gostaria, não o impediu de conseguir um bom resultado. 

Yasmin de Carvalho Leal

“À princípio, fiquei surpresa, pois diante do ano atípico surgiram inúmeras dificuldades que me impediram de estudar da forma que gostaria. Com a surpresa veio também a gratidão por ter alcançado tamanha nota, e claro a felicidade de saber que superei as adversidades, que foram e são tantas”, comentou.

A estudante contou que citou na sua redação, os repertórios – a música “Desconstrução” do Tiago Iorc; e a Teoria da Tábua Rasa, do filósofo John Locke. 

Yasmin contou ainda, sobre as suas técnicas de estudo. Ela conta que sempre buscava corrigir onde estava cometendo erros.

“Não fiz redação com muita frequência, embora ache necessário. No mais, sempre que eu fazia uma redação mandava pra alguma correção – no meu caso adquiri um pacote com o valor acessível – e quando a correção era feita reescrevia a redação por inteiro corrigindo meus erros. Ou seja, sempre avaliava a correção buscando não cometer os mesmos erros nas futuras redações”.

A estudante explicou também que não seguiu à risca um modelo pronto, e sim tentou entender qual a sequência deixava sua redação mais clara.

“Também busquei entender o meu modelo de redação, no meu caso eu não segui a risca um modelo pronto, só tentei entender qual sequência deixava a minha redação mais clara, e isso ajudou muito a não repetir os conectivos, por exemplo”.

Yasmin acredita que não há uma situação perfeita para começar os estudos, pois sempre faltará algo. Ela destaca que  o melhor é começar sempre respeitando os seus limites e saúde mental.

“Não espere estar em uma situação perfeita para começar os estudos, pois ela provavelmente nunca vai chegar, sempre vai faltar algo, seja tempo, dinheiro para cursinho ou material. Comece com o que você tem e tente. Respeite seus limites e sua saúde mental”

Por fim, Yasmin teceu agradecimento por sua conquista e pelo apoio de sua família e amigos, como também a gestão escolar.

“Sou grata primeiramente a Deus, pois sinceramente, sem ele nada disso seria possível. Agradeço também à minha família e amigos pelo apoio e a toda gestão escolar pelo incentivo”, finalizou.

A diretora do Centro Educacional Sebastião de Sousa, Maria Auxiliadora, contou estar extremamente contente com o êxito dos seus ex-alunos na prova de redação e também nas áreas do conhecimento. 

Maria Auxiliadora

Auxiliadora destacou também, que nem mesmo os desafios impostos pela pandemia provocada pela Covid-19 –  que resultaram na interrupção das aulas presenciais, impediram os alunos de se destacarem no exame nacional.

“No ano de pandemia [2020] aulas presenciais foram suspensas, e os alunos só tiveram um mês de aulas presenciais e mesmo assim eles se empenharam ao máximo para alcançar um bom resultado no enem”, finalizou a diretora. 

Além de Yasmin, outros jovens do município também se destacaram na prova escrita do exame, sendo eles – Ana Marcia de Carvalho (com 740 pontos), Ana Marcia de Oliveira Moura (740 pontos), Eduarda da Silva Marques (900 pontos), Haillys Leal de Carvalho (780 pontos), Jamira Camanda Ribeiro de Carvalho (720 pontos), Nycolle Shelda Macedo Ribeiro (920 pontos)  e Raislucio de Carvalho Leal (840 pontos), ambos rede pública estadual de educação. 

Por meio das redes sociais, o CESS parabenizou seus alunos pelo bom desempenho no exame.

Outros três alunos que concluíram o ensino médio no ano de 2019 também se destacaram na redação do Enem, sendo eles – Laisa Camanda Ribeiro de Carvalho (780 pontos), Marcio dos Santos Leal Lopes (840 pontos) e Raislara de Araújo Ribeiro (800 pontos).

E m suas redes sociais, o prefeito municipal, Ademar Carvalho, também parabenizou alunos pelo bom desempenho no exame.

“Quero aqui parabenizar os alunos do CESS (Centro Educacional Sebastião de Sousa -Belém do Piauí-) por mais essa conquista alcançada com muita dedicação e valor, desejo ainda mais sucesso nessa trajetória”, publicou.

Os estudantes não esconderam o gostinho da conquista e divulgaram o seu desempenho em suas redes sociais.

Redação do enem

A proposta da redação é avaliar o conhecimento de mundo e do assunto que o discente tem ao dissertar em uma página os argumentos sobre o tema central.