21.7 C
Picos

Em visita ao Piauí Damares fala em ‘milagre’ no uso da cloroquina

#

A ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) disse nesta 5ª feira (14.mai.2020) o uso da cloroquina em pessoas infectadas com a covid-19 é 1 “milagre”. A declaração foi dada em vídeo publicado no perfil da ministra no Instagram.

Na manhã desta 5ª (14.mai), Damares esteve em Floriano, interior do Piauí, para visitar 1 hospital da cidade que está fazendo uso da medicação em pacientes hospitalizados.

A gente veio ver o milagre do uso da cloroquina associado a outros medicamentos. As pessoas estão sendo salvas aqui em Floriano. Eles estão salvando vidas“, disse Damares. Ao final da gravação, a ministra falou que o prefeito da cidade “decidiu não cavar covas, não comprar caixões, mas salvar vidas”.

No vídeo, Damares diz que visitou o centro da saúde na companhia de uma equipe de técnicos do Ministério da Ciência e Tecnologia e alguns médicos. Assista abaixo (1min09seg):

https://www.instagram.com/p/CALQD0BJy6q/?igshid=1cf28eal1fsyn

Floriano adotou 1 protocolo de tratamento em que pacientes diagnosticados com a covid-19 recebem 1 coquetel de remédios com hidroxicloroquina, azitromicina e corticoides. A Secretaria de Saúde da cidade adquiriu 300 kits da medicação, com enfoque no tratamento de pacientes com os sintomas no estágio inicial da doença.

Segundo nota da prefeitura “o protocolo tem chamado a atenção da comunidade médica em todo o país, pois o que se tem observado é que o tratamento no estágio inicial da doença tem mais eficácia do que em casos mais graves”.

Ainda no vídeo, Damares cita 1 protocolo monitorado por uma cientista brasileira, nascida em Floriano, mas que atua na Espanha. Trata-se de Marina Bucar, coordenadora científica da Universidade de Zaragoza e médica intensivista no Hospital HM Puerta del Sur.

O presidente Jair Bolsonaro defende ampliar o uso da medicação no tratamento para a covid-19. Ainda nesta 5ª feira (14.mai), o chefe do Planalto disse que vai exigir do ministro Nelson Teich (Saúde) a aprovação da cloroquina.

“Estou exigindo a questão da cloroquina… Eu sou o comandante, presidente da República, para decidir, para chegar para qualquer ministro e falar o que está acontecendo. Eu não estou extirpando nenhum ministro, nunca fiz isso, e nem interferindo em qualquer ministério, como nunca fiz. Agora votaram em mim para eu decidir. E essa decisão da cloroquina passa por mim”, disse Bolsonaro.

Fonte: Poder 360

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas