Em reunião, MP Eleitoral orienta candidatos dos cinco municípios da 68ª Zona Eleitoral sobre as eleições

O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) da 68ª Zona Eleitoral promoveu na manhã dessa última quarta-feira, 14 de outubro, uma reunião com representantes dos partidos e coligações dos cinco municípios que integram a Zona –  Belém do Piauí, Marcolândia, Francisco Macedo e Vila Nova.

O evento aconteceu no Centro Social Urbano, em Padre Marcos, e teve a participação do Chefe do Cartório da 68ª ZE – Leonardo Silva dos Santos, do Promotor de Eleitoral – Antônio Charles Ribeiro de Almeida, e do Servidor Josean Santos Almeida.

Na oportunidade foram abordados diversos temas, tendo como enfoque principal a propaganda eleitoral; e os atos de campanha que violem as regulamentações sanitárias, ou seja, que provoque aglomeração irregular de pessoas e não respeite as medidas de distanciamento obrigatórias.

No encontro, o Promotor Eleitoral Charles Ribeiro, propôs aos partidos políticos e candidatos a adesão de um acordo para que eventos de campanha de grande porte cumpram as medidas higiênico-sanitárias necessárias à prevenção de contágio pelo novo coronavírus.

“Estamos preocupados com o bem maior que temos, que é a vida. Por isso, construímos aqui um consenso de apresentar um acordo de obedecer as normas sanitárias estaduais e municipais no que diz respeito aos atos de campanha que geram aglomeração como, carreatas, comícios e passeatas”, explicou.

“Não se trata de proibir a campanha eleitoral, pelo contrário, o Ministério Público quer que todos os candidatos tenham acesso aos meios lícitos de propaganda, que os eleitores tenham direito de conhecer os candidatos e suas propostas”, destacou Charles.

Outra proposta feita por Charles, foi a criação de grupos de apoio para cada município, no mensageiro WhatsApp, possibilitando assim a aproximação dos representantes de coligação, presidentes de partido e candidatos ao MP Eleitoral.

“Via WhatsApp serão construídos novos acordos, e posteriormente divulgados para o conhecimento do eleitorado e da população dos municípios”, concluiu.

O Chefe de Cartorio, Leonardo Silva apresentou informações e orientações sobre o processo eleitoral.

Segundo o mesmo, até o fim do mês, os candidatos que pediram registro para concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador às Eleições Municipais de 2020, tenham sido analisados.

O município de Belém do Piauí contém o maior número de chapas majoritárias, no total três: Ademar (MDB) e Tico, Chico Luiz (PSL) e Sansão; e Evaldo Leal (Republicanos) e Matuzalém. Para vereador, ao toal são 17 candidatos.

Marcolândia, possui duas chapas majoritárias: Dr. Corinto (PP) e Valmir de Juracy; Guel (PT) e Erivan Ramos. O município tem o maior número de candidatos a vereador, 37.

No município de Francisco Macedo também tem duas chapas majoritárias: Fran Alencar (PSD) e Pereira; e Novinho (PP) e Odair. Para vereador são 19 candidatos.

Em Padre Marcos, município sede da 68ª ZE, duas chapas majoritárias: Valdinar (PSD) e Valdo Benedido; e Dr. Waldemar (PP) e Zé Melado.  Para vereador são 21 candidatos.

Vila Nova do Piauí, também possui duas chapas majoritárias: Edilson Brito (PSD) e Belim Leal;  Dr. Gerônimo (PP) e Dr. Hugo Leal. Para vereador são 26 candidatos.

No momento, todos os candidatos aguardam o julgamento dos pedidos de candidatura. No site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é possível acompanhar todas as informações sobre os candidatos, inclusive como está a situação da candidatura.

 – Sistema de divulgação de candidaturas

Desafios das Eleições

Dentre os desafios debatidos no encontro para o pleito deste ano, destacam-se: a realização de um processo eleitoral durante uma pandemia – necessidade de manter a segurança sem ameaçar a saúde pública; utilização da internet como importante meio de atuação, ou seja, a comunicação das candidaturas priorizadas nos meios digitais, assim levando até aos eleitores todas as informações necessárias.

Confira mais fotos da reunião

Da Redação, Portal Info Newss