quinta-feira, 26 novembro 2020
Últimas
Casa / Municípios / Belém do Piauí / Em reunião, MP Eleitoral orienta candidatos dos cinco municípios da 68ª Zona Eleitoral sobre as eleições

Em reunião, MP Eleitoral orienta candidatos dos cinco municípios da 68ª Zona Eleitoral sobre as eleições

O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) da 68ª Zona Eleitoral promoveu na manhã dessa última quarta-feira, 14 de outubro, uma reunião com representantes dos partidos e coligações dos cinco municípios que integram a Zona –  Belém do Piauí, Marcolândia, Francisco Macedo e Vila Nova.

O evento aconteceu no Centro Social Urbano, em Padre Marcos, e teve a participação do Chefe do Cartório da 68ª ZE – Leonardo Silva dos Santos, do Promotor de Eleitoral – Antônio Charles Ribeiro de Almeida, e do Servidor Josean Santos Almeida.

Na oportunidade foram abordados diversos temas, tendo como enfoque principal a propaganda eleitoral; e os atos de campanha que violem as regulamentações sanitárias, ou seja, que provoque aglomeração irregular de pessoas e não respeite as medidas de distanciamento obrigatórias.

No encontro, o Promotor Eleitoral Charles Ribeiro, propôs aos partidos políticos e candidatos a adesão de um acordo para que eventos de campanha de grande porte cumpram as medidas higiênico-sanitárias necessárias à prevenção de contágio pelo novo coronavírus.

“Estamos preocupados com o bem maior que temos, que é a vida. Por isso, construímos aqui um consenso de apresentar um acordo de obedecer as normas sanitárias estaduais e municipais no que diz respeito aos atos de campanha que geram aglomeração como, carreatas, comícios e passeatas”, explicou.

“Não se trata de proibir a campanha eleitoral, pelo contrário, o Ministério Público quer que todos os candidatos tenham acesso aos meios lícitos de propaganda, que os eleitores tenham direito de conhecer os candidatos e suas propostas”, destacou Charles.

Outra proposta feita por Charles, foi a criação de grupos de apoio para cada município, no mensageiro WhatsApp, possibilitando assim a aproximação dos representantes de coligação, presidentes de partido e candidatos ao MP Eleitoral.

“Via WhatsApp serão construídos novos acordos, e posteriormente divulgados para o conhecimento do eleitorado e da população dos municípios”, concluiu.

O Chefe de Cartorio, Leonardo Silva apresentou informações e orientações sobre o processo eleitoral.

Segundo o mesmo, até o fim do mês, os candidatos que pediram registro para concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador às Eleições Municipais de 2020, tenham sido analisados.

O município de Belém do Piauí contém o maior número de chapas majoritárias, no total três: Ademar (MDB) e Tico, Chico Luiz (PSL) e Sansão; e Evaldo Leal (Republicanos) e Matuzalém. Para vereador, ao toal são 17 candidatos.

Marcolândia, possui duas chapas majoritárias: Dr. Corinto (PP) e Valmir de Juracy; Guel (PT) e Erivan Ramos. O município tem o maior número de candidatos a vereador, 37.

No município de Francisco Macedo também tem duas chapas majoritárias: Fran Alencar (PSD) e Pereira; e Novinho (PP) e Odair. Para vereador são 19 candidatos.

Em Padre Marcos, município sede da 68ª ZE, duas chapas majoritárias: Valdinar (PSD) e Valdo Benedido; e Dr. Waldemar (PP) e Zé Melado.  Para vereador são 21 candidatos.

Vila Nova do Piauí, também possui duas chapas majoritárias: Edilson Brito (PSD) e Belim Leal;  Dr. Gerônimo (PP) e Dr. Hugo Leal. Para vereador são 26 candidatos.

No momento, todos os candidatos aguardam o julgamento dos pedidos de candidatura. No site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é possível acompanhar todas as informações sobre os candidatos, inclusive como está a situação da candidatura.

 – Sistema de divulgação de candidaturas

Desafios das Eleições

Dentre os desafios debatidos no encontro para o pleito deste ano, destacam-se: a realização de um processo eleitoral durante uma pandemia – necessidade de manter a segurança sem ameaçar a saúde pública; utilização da internet como importante meio de atuação, ou seja, a comunicação das candidaturas priorizadas nos meios digitais, assim levando até aos eleitores todas as informações necessárias.

Confira mais fotos da reunião

Da Redação, Portal Info Newss

Sobre Humberto Júnior

Cofundador do Portal Info Newss e amante da tecnologia.

Verifique também

Padre Marcos tem 205 pacientes recuperados do novo coronavírus

O Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Padre Marcos – PI,  divulgado no …