33.6 C
Picos

Em Picos, Polo Regional Histórico e Cultural elege Presidente e entrega certificados as cidade inclusas no Mapa do Turismo

#

Foi realizado na manhã desta quinta-feira, dia 26 de maio, na Câmara Municipal de Vereadores de Picos — PI, um encontro com os municípios piauienses do Polo Regional Histórico e Cultural do Mapa do Turismo Brasileiro, para eleição do novo presidente, e a entrega dos certificados dos municípios inclusos no mapa.

O evento do polo que engloba os municípios do Vale do Guaribas, Vale do Sambito e Vale do Itaim, contou com a participação de representantes das cidades de Alegrete, Belém, Caridade, Jaicós, Floriano, Fronteiras, Francinópolis, Oeiras, Padre Marcos, Picos, Pimenteiras, Regeneração e Valença.

A cerimônia oficial de abertura foi realizada por dois artistas do município de Belém do Piauí, o cantor James Cardoso, e o experiente músico instrumentista, Rômulo Vinícios, que entoaram o hino do estado do Piauí. Além disso, também se apresentou no evento a cantora alegretense, Ariela Ribeiro.

Na ocasião, a interlocutora do Programa de Regionalização de Turismo, Alberita Nunes, ministrou uma palestra para todos os presentes, abordando sobre a formalização da instância de governança regional. “Em meio a tantas dificuldades, no dia de hoje damos um grande avanço no turismo da região bem como do estado do Piauí, ressaltamos nosso apoio e mos colocamos a disposição para evoluir cada vez mais com esse importante segmento.” Comentou.

Na sequência, foi realizada a entrega oficialmente do certificados para os municípios integrantes do Polo Regional inclusos no Mapa do Turismo Brasileiro 2022/2023, que são eles: Acauã, Amarante, Belém, Caridade, Francinópolis, Jaicós, Marcolândia, Oeiras, Padre Marcos, Pimenteiras, Regeneração e Valença.

Dando prosseguimento, foi realizada a eleição de forma nominal, com todos os representantes do Polo Histórico Cultural para escolha do Presidente Regional, sendo reeleito o professor e grande articulador cultural do centro-sul piauiense Edson Ribeiro, que também é secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer na cidade de Belém do Piauí.

Presente no encontro o prefeito de Padre Marcos, José Valdinar da Silva, falou sobre a importância do encontro. “Após um grande declínio, nossa região volta a colocar seu olhar novamente na área do turismo, atualmente doze municípios só dessa redondeza foram inclusos no mapa, e um encontro do porte como esse, é essencial para manter a organização e o planejamento bem como fazer um ascenso para as cidades que ainda não fazem parte. Temos que lembrar, que o turismo traz desenvolvimento, então precisamos abraçar e intensificar cada vez mais as ações turísticas do nosso estado, da nossa região e do nosso município.” Disse.

O presidente reeleito do Polo Regional Histórico e Cultural do Mapa do Turismo Brasileiro, Edson Ribeiro, em seu discurso falou do grande número de municípios da região inclusos no mapa. “O resultado apenas confirma que a nossa região está atenta ao turismo, mostrando ainda a responsabilidade do polo, e todo o trabalho que vem sendo desenvolvido. Atualmente o estado do Piauí tem trinta e dois municípios no Mapa do Turismo, e desses, doze são do nosso polo.” Frisou.

Edson disse ainda que a região possui muito potencial turístico a ser explorado. “Ainda temos uma grande diversidade turística que precisa ser explorada, turismo não é só praia, turismo é cultura, é a prática religiosa bastante comum em nosso meio, é a saúde sendo explorada nos seus mais diversos segmentos, é onde educação que se fez berço e faz morada, e na altitude que gera riqueza.” Disse.

Na oportunidade, também usaram a palavra o ex-presidente do Polo Regional Histórico e Cultural do Mapa do Turismo Brasileiro e vereador de Pimenteiras, Gean, o secretário de Cultura e Turismo de Oeiras Stefano Ferreira, e a secretária de Turismo de Valença, Lilan Lopes.

Fotos;

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas