Em operação, material de pesca ilegal é apreendido na Barragem do Estreito em Francisco Macedo — PI

#

Intensificando as ações de combate a pesca ilegal na Barragem do Estreito, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar da cidade de Francisco Macedo — PI, realizaram neste sábado, 11, mais uma apreensão de materiais de pesca ilegal.

Matéria relacionada — Material de pesca ilegal é apreendido durante fiscalização na Barragem do Estreito em Francisco Macedo — PI

Durante a fiscalização, os fiscais apreenderam uma grande quantidade de material de pesca ilegal, utilizado para a captura de camarão. A pesca predatória está atualmente proibida na represa, instituído por meio decreto municipal.

Matéria relacionada — Decreto proíbe pesca predatória em reservatários e rios em Francisco Macedo — PI

A pesca ilegal é um problema sério para a conservação do aquífero. Além disso, a utilização de equipamentos de pesca proibidos pode causar danos irreparáveis ao local e destruir habitats importantes para os peixes.

Conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente, a ação aconteceu após os órgãos responsáveis pela fiscalização, receberam denúncias de que havia pesca ilegal de camarão na barragem.

Após verificar o fato, a equipe constatou a veracidade, e mais de 500 itens utilizado para a pesca de camarão foram apreendidos. No momento da ação ninguém foi localizado.

No mesmo dia, após receber outra denúncia, a equipe constatou pesca ilegal de galão, notificou o pescador, e apreendeu mais de 100 metros de material.

Em um comunicado, a equipe de fiscalização enfatizou a importância de trabalhar juntos para proteger o meio ambiente e incentivou a população a denunciar qualquer atividade de pesca ilegal que possam presenciar. “A equipe de fiscalização continua trabalhando para garantir que os pescadores respeitem as leis e regulamentos e para preservar a represa.” Destaca.

A ação

A ação em conjunto é importante para a execução das missões de proteção e preservação do meio ambiente no município, considerando o aquífero da Barragem do Estreito, uma das principais barragens da região, responsável pelo abastecimento de água de alguns municípios e de milhares de pessoas.

Uma das finalidades da ação foi a de reprimir a atividade de pesca ilegal por pescadores sem registro do Ministério da Pesca e Aquicultura, e também, coibir a pesca predatória, além da pesca durante a piracema, dentre outras irregularidades.

Barragem do Estreito 

A represa possui 20 metros e 40 centímetros de altura e sua capacidade é de 23.865 milhões de metros cúbicos de água, o mesmo teve sua construção iniciada na década de 90 e foi concluída em setembro de 2007, através de investimentos do Governo do Estado e Federal.

Atualmente, o reservatório abastece a população de cidades da região, e, além disso, aquece a economia local através da piscicultura legal, agricultura, e do turismo, tendo em seu entorno, vários empreendimentos, como o Complexo Park Aquático Tibungo, e diversos restaurantes.

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas